Buscas da Operação Vox Veritatis revelam possível ocultação de recursos; esquema envolvia contratos com sobrepreço e comissões ilícitas
Durante a Operação Vox Veritatis, deflagrada nesta quarta-feira (21), a Polícia Federal encontrou um cofre recheado de dinheiro em um apartamento vazio no Centro de Campo Grande. A investigação apura esquemas de corrupção e fraudes em contratos da gestão passada da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS).
O imóvel onde o cofre foi localizado fica na Rua das Garças, no edifício Hannover. Os policiais chegaram ao local nas primeiras horas da manhã e encontraram o apartamento sem moradores, mas com o cofre trancado e cheio de cédulas em seu interior. Até o momento, o valor total ainda não foi divulgado oficialmente.
A operação cumpre nove mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro. Segundo a investigação, empresários em parceria com servidores da SED manipulavam o processo de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos públicos. Os contratos, fechados com valores superfaturados, garantiam comissões ilegais de 5% para os intermediários do esquema, que dividiam os lucros com agentes públicos envolvidos.
Apenas dois dos contratos investigados já somam mais de R$ 20 milhões, mas os valores podem aumentar conforme avançam as diligências. Os alvos podem responder pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em licitação.
O atual secretário de Educação, Hélio Daher, foi procurado pela imprensa e informou que não tinha conhecimento prévio da operação realizada nesta manhã.