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Sexta-feira, 13 Junho, 2025
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    Duas rodovias de MS estão entre as 10 mais perigosas do Brasil, aponta pesquisa

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    Levantamento do DNIT aponta mais de 4,3 mil acidentes e quase 400 mortes apenas nesses dois trechos que cruzam o Mato Grosso do Sul

    Duas rodovias que cruzam Mato Grosso do Sul estão entre as 10 mais perigosas do Brasil, segundo levantamento feito com base nos dados do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) referentes aos acidentes e mortes ocorridos de janeiro a dezembro de 2024.

    A BR-163, que liga Mundo Novo (na divisa com o Paraná) até Sonora (na divisa com o Mato Grosso), ocupa o 6º lugar no ranking. No ano passado, foram registrados 2.516 sinistros e 240 mortes ao longo desse trajeto.

    Já a BR-262, que nasce em Vitória (ES) e termina em Corumbá (MS), aparece na 9ª colocação, com mais de 1.800 acidentes e 152 óbitos registrados em 2024. Com 2.213 quilômetros de extensão, ela passa por quatro estados e é considerada uma das principais ligações com a fronteira da Bolívia.

    Duas rodovias de MS estão entre as 10 mais perigosas do Brasil, aponta pesquisa

    Rodovias com maior número de acidentes

    No topo da lista, está a BR-101, a segunda estrada federal mais longa do país, cortando 12 estados entre o Nordeste e o Sul. Ao todo, foram 12.776 acidentes e 730 mortes em 2024, conforme publicado pelo site Autoesporte.

    Também figuram no ranking as BRs 116, 381, 040, 153, 364, 277 e 230, que somam altos índices de sinistros e mortes em diversas regiões do país.

    Problemas estruturais e necessidade de investimentos

    De acordo com a CNT (Confederação Nacional do Transporte), a malha rodoviária brasileira ainda apresenta vários trechos críticos. A pesquisa mais recente da entidade, realizada em novembro de 2024, mostra uma redução no número de pontos críticos – passando de 2.648 em 2023 para 2.446 em 2024.

    Mesmo assim, o investimento necessário para recuperar, restaurar e manter as rodovias brasileiras chega a R$ 99,7 bilhões, segundo estimativa da CNT. O estudo considera fatores como sinalização, acostamento, pavimentação e segurança para o tráfego.

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