Ação busca prender envolvidos na execução de jovem de 15 anos e apreender provas sobre atuação da facção criminosa na cidade
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira (23), a Operação Hécate, que tem como alvo integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) envolvidos no assassinato de um adolescente de 15 anos, ocorrido no dia 30 de maio deste ano, em Dourados, a 251 km de Campo Grande.
A operação mobiliza equipes da Delegacia Regional de Dourados, com apoio da Polícia Militar e da PRF (Polícia Rodoviária Federal). No total, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão.
Entenda o crime
O crime aconteceu no cruzamento das ruas 5 e 8, no Jardim Canaã 4, na região leste de Dourados. Na ocasião, quatro homens em duas motos participaram diretamente da execução. A vítima foi morta com seis tiros na porta da casa de familiares. No mesmo dia, parentes chegaram a afirmar que o adolescente teria sido morto por engano.
Objetivo da operação
De acordo com a Polícia Civil, além de prender os responsáveis pela execução, a operação também busca apreender armas, celulares e outros materiais que possam fortalecer as investigações. O foco é reunir mais provas que comprovem a ligação da facção com esse e outros homicídios praticados na cidade.
Por que “Operação Hécate”?
O nome da operação faz referência à deusa Hécate, da mitologia grega, conhecida como guardiã dos caminhos, das encruzilhadas e dos domínios do submundo. Dessa forma, a escolha do nome simboliza o enfrentamento do Estado contra organizações criminosas que tentam espalhar medo, violência e desordem por meio do crime organizado.
As investigações continuam e outras prisões podem ocorrer nos próximos dias.


