Obra essencial encurta caminho entre Brasil, Paraguai e portos do Pacífico, fortalecendo posição de MS no comércio internacional
A construção da ponte da Rota Bioceânica deu mais um passo nesta sexta-feira (11). O consórcio binacional Pybra iniciou a concretagem da armação conduzida pelo carro de avanço sobre a passarela internacional que ligará Carmelo Peralta, no Paraguai, a Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, cruzando o Rio Paraguai.
Considerada peça-chave do corredor logístico, a estrutura promete encurtar o trajeto entre os portos do Chile e os mercados asiáticos, colocando Mato Grosso do Sul em posição estratégica para o comércio internacional. A ponte terá 1.294 metros de extensão, contando com viadutos de acesso e um trecho estaiado, sustentado por torres de 125 metros de altura.
Além disso, o Lote 2 da obra segue sob rigorosos controles ambientais. O monitoramento garante a proteção da biodiversidade local, com manejo adequado de solo e resíduos nos acampamentos de obra. O trecho abrange 59 quilômetros na região de Mariscal Estigarribia, no Paraguai, dentro do terceiro segmento da Rota PY15, que soma 224 quilômetros de estrada.
A execução é financiada pela Itaipu Binacional (filial paraguaia) e supervisionada pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai.


