Alex Carlos de Oliveira foi localizado na Praça da Sé e possuía mandado de prisão por corrupção passiva e tráfico de drogas
O ex-soldado da Polícia Militar Alex Carlos de Oliveira, condenado por corrupção passiva e tráfico de drogas, foi preso no último domingo (20) na Praça da Sé, em São Paulo (SP), por agentes da Guarda Civil Metropolitana. Ele estava foragido desde 2023, quando deixou o Presídio Militar, onde cumpria pena em regime semiaberto, e não retornou.
Segundo o boletim de ocorrência, Alex foi identificado por meio do sistema de reconhecimento facial “Smart-Sampa”, que utiliza câmeras espalhadas pela capital paulista. Ao ser abordado, ele estava sem documentos. A equipe constatou o mandado de prisão em aberto e o conduziu à delegacia. Após exame de corpo de delito no IML, ele foi encaminhado à Polícia Civil.
A exclusão do militar foi publicada no Diário Oficial do Estado em 18 de junho deste ano, por decisão judicial. Ele havia sido condenado a 7 anos, 2 meses e 10 dias de prisão, restando apenas sete meses para o término da pena. Em junho, o juiz Alexandre Antunes da Silva determinou a suspensão de sua CNH e o bloqueio do salário, já que ele permanecia foragido com mandado válido até 2028.
Alex foi denunciado em 2022 pelo MPMS após a prisão de um traficante que o apontou como fornecedor. À época lotado em Caarapó (MS), ele chegou a ser preso em flagrante e condenado a mais de 9 anos por tráfico, em processo sob sigilo.
Durante a investigação, mensagens encontradas em seu celular revelaram negociações ilegais envolvendo corrupção, violação de sigilo e facilitação de contrabando de cigarros paraguaios. Em setembro de 2024, ele foi novamente denunciado por deserção, após fugir da unidade penal. A condenação por esse crime veio em maio deste ano.


