Sistema de alta pressão mantém tempo firme até sexta, mas instabilidades devem avançar no fim de semana com queda nas temperaturas
Entre quinta-feira (24) e sexta (25), o tempo segue firme na maior parte de Mato Grosso do Sul, com predomínio de céu claro a parcialmente nublado. A estabilidade atmosférica é causada por um sistema de alta pressão, que impede a formação de nuvens e inibe a ocorrência de chuvas. No entanto, mudanças devem ocorrer nos próximos dias.
No extremo sul do Estado, a aproximação de uma frente fria já começa a influenciar o clima, aumentando a nebulosidade e podendo provocar chuvas de intensidade fraca a moderada. Essa frente fria, somada à presença de uma área de baixa pressão no Paraguai e ao deslocamento de cavados — áreas alongadas de baixa pressão —, deve gerar instabilidades pontuais. Em alguns casos, há risco de tempestades isoladas com raios e rajadas de vento.
Previsão por regiões:
-
Campo Grande: mínimas entre 19 °C e 21 °C, máximas de 31 °C a 33 °C;
-
Sul, Cone-sul e Grande Dourados: mínimas de 15 °C a 18 °C, máximas entre 27 °C e 31 °C;
-
Regiões Sudoeste e Pantaneira: mínimas de 17 °C a 22 °C, máximas podem alcançar 33 °C ou 35 °C;
-
Regiões do Bolsão, Norte e Leste: mínimas entre 14 °C e 17 °C, máximas previstas de 31 °C a 34 °C.
Os ventos predominam do quadrante norte, com velocidades médias de 30 a 50 km/h. Em algumas áreas, podem ocorrer rajadas superiores a 50 km/h.
A partir de sábado (26) até terça-feira (29), uma nova frente fria deve avançar pelo Estado, trazendo aumento de nuvens, chuvas e tempestades acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas. Com isso, as temperaturas tendem a cair, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste, onde as mínimas devem ficar entre 10 °C e 15 °C.


