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    CCR é autorizada a desapropriar áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

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    Decisão viabiliza primeiros 10,8 km de obras sob novo contrato da CCR MSVia; investimentos totais até 2043 chegam a R$ 9,5 bilhões

    A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) declarou de utilidade pública um trecho de 10,8 quilômetros da BR-163, no município de Bandeirantes (MS), para permitir a duplicação da rodovia. A medida é o primeiro passo para a realização de desapropriações que serão feitas pela CCR MSVia, conforme previsto na relicitação firmada em maio deste ano.

    A decisão foi assinada pelo superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Fernando de Freitas Bezerra, e publicada na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial da União.

    De acordo com o texto, a CCR MSVia poderá iniciar os processos de desapropriação entre o km 535+200 metros e o km 546. Em casos de urgência, a concessionária poderá solicitar a imissão imediata na posse, assumindo o terreno mesmo antes da finalização do processo judicial. A declaração, no entanto, não isenta a empresa de obter os licenciamentos ambientais obrigatórios.

    A concessionária também deverá apresentar os RMAs (Relatórios de Metodologia Avaliatória), nos quais informará os critérios usados para calcular os valores das indenizações aos proprietários das áreas desapropriadas.

    Além disso, a ANTT já autorizou, em julho, o início de obras de duplicação, construção de rotatórias alongadas e melhorias de acesso em diversos trechos da BR-163, como em Campo Grande, Jaraguari, Coxim, Mundo Novo e Itaquiraí.

    Essas intervenções fazem parte do novo contrato de concessão da rodovia, que deve ser formalizado em agosto. O acordo prevê um investimento total de R$ 9,5 bilhões até 2043, sendo que R$ 2 bilhões serão aplicados nos primeiros três anos.

    Entre as obras previstas, estão:

    • 203 km de duplicação;

    • 150 km de faixas adicionais;

    • 467 km de acostamentos;

    • 144 dispositivos de interseção;

    • 22 novas passarelas de pedestres;

    • 56 passagens de fauna;

    • 3 Pontos de Parada e Descanso (PPDs);

    • 144 pontos de ônibus.

    Histórico
    A BR-163 foi concedida à CCR MSVia pela primeira vez em 2014. No entanto, as obras previstas no contrato original foram interrompidas em 2016 após a empresa alegar desequilíbrio econômico-financeiro. Após anos de impasse, a rodovia foi novamente licitada, e a CCR reassumiu a concessão em 2025 sob novas condições contratuais, agora com cronograma e metas reformulados.

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