Governador de MS visita Índia, Japão e Singapura em busca de parcerias estratégicas para carne, máquinas e agroindústria
O governador Eduardo Riedel (PSDB) embarca no próximo domingo (4) para uma missão internacional que passará por Índia, Japão e Singapura, com o objetivo de atrair investimentos e ampliar as exportações de Mato Grosso do Sul. A viagem, que vai até o dia 16 de agosto, é estratégica diante do impacto das novas tarifas norte-americanas sobre a carne bovina brasileira.
Durante coletiva na sede da Fiems (Federação das Indústrias do Estado), nesta quinta-feira (31), Riedel explicou que a escolha dos três países está diretamente ligada ao potencial de negócios com o Estado. “Estamos falando muito da Rota Bioceânica e do mercado de carnes. A Índia, por exemplo, tem a Mahindra, fabricante de máquinas agrícolas, que é de grande interesse nosso”, destacou.
A comitiva também pretende divulgar o potencial logístico e econômico de Mato Grosso do Sul, principalmente após a exclusão da celulose e do ferro-gusa — produtos importantes da pauta de exportações sul-mato-grossense — da lista de sobretaxação dos EUA. No entanto, a carne bovina, principal item exportado pelo Estado, foi afetada.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, reforçou a importância da missão. “A carne sul-mato-grossense estará na pauta. A partir de novembro, iniciaremos exportações para o Japão, e esse é um dos mercados que queremos fortalecer”, afirmou. Longen também ressaltou que a estratégia é consolidar o crescimento da agroindústria com apoio internacional.
A agenda internacional começa em Mumbai, onde estão programadas reuniões com gigantes como Tata Group, Aditya Birla e Mahindra, além de encontros com autoridades locais e participação no Fórum LIDE. No Japão, Riedel participará da Expo Osaka 2025 e terá reuniões com a Keidanren, Sumitomo e Mitsui. Por fim, em Singapura, o governador terá encontros com fundos soberanos, instituições comerciais e a holding RGE, que controla a Bracell — empresa com operações em MS.
A expectativa é que a missão traga oportunidades concretas para geração de empregos, ampliação da produção industrial e fortalecimento das exportações do Estado.


