spot_img
Domingo, 8 Fevereiro, 2026
More
    InícioMato Grosso do SulRiedel aposta na UFN3 para reduzir dependência de fertilizantes da Rússia

    Riedel aposta na UFN3 para reduzir dependência de fertilizantes da Rússia

    Publicado há

    spot_img

    Governador vê fábrica em Três Lagoas como estratégica diante de possíveis sanções dos EUA ao comércio com a Rússia

    O governador Eduardo Riedel (PSDB) defendeu nesta quinta-feira (31), durante o evento “Missão Ásia”, na Casa da Indústria em Campo Grande, a aceleração da produção nacional de fertilizantes como saída para reduzir a dependência do Brasil em relação à Rússia. Para ele, a conclusão da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3), em Três Lagoas, é a principal alternativa para enfrentar essa vulnerabilidade.

    O alerta surge após informações de que o Congresso dos Estados Unidos pode aprovar, nos próximos 90 dias, uma lei que impõe sanções econômicas a países que mantêm comércio com a Rússia. Em 2023, segundo o Comex Stat, 23% dos fertilizantes usados no Brasil vieram daquele país.

    “A nossa grande ação não é só uma questão de mercado, é a estratégia de produzir mais aqui. A UFN3 pode elevar de 15% para 30% a produção de nitrogenados no Brasil. Isso tira parte dessa dependência”, afirmou Riedel.

    O governador ainda revelou que a empresa russa Acron, que chegou a demonstrar interesse na fábrica em 2022, quer retomar as negociações. No entanto, a planta já está no plano de investimentos da Petrobras.

    “Ontem eu recebi a informação de que o grupo Acron quer voltar a discutir o assunto. Mas já está com a Petrobras. Vamos recebê-los para entender qualquer preocupação ou intenção deles”, disse.

    A UFN3 está com 81% das obras concluídas e paralisadas desde 2014. A expectativa atual é que a fábrica entre em operação em 2028, após um investimento de R$ 5 bilhões. Quando pronta, será a maior fábrica de fertilizantes nitrogenados da América Latina, com capacidade de produzir 3,6 mil toneladas de ureia e 2,2 mil toneladas de amônia por dia, consumindo 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente.

    Durante a missão oficial do Senado aos EUA, o risco de sanções foi tratado como um tema sensível. A senadora Tereza Cristina (PP) afirmou que o assunto preocupa tanto o governo quanto a iniciativa privada americana. Já o senador Jaques Wagner (PT) destacou que o agro brasileiro é altamente dependente de importações de fertilizantes. Por outro lado, o senador Carlos Viana (Podemos) acredita que ainda há espaço para diálogo com os EUA antes que qualquer punição entre em vigor.

    Últimas

    Água Clara celebra 72 anos com investimentos do Governo do MS

    Novas moradias e obras na MS-324 marcam o aniversário da cidade.

    Kassab (PSD) vê espaço para candidatura de centro em 2026

    Presidente do PSD afirma que Tarcísio de Freitas não deve concorrer à Presidência. Ele aposta em nome próprio para 2026.

    Prêmio Nobel Narges Mohammadi é condenada a mais 7 anos de prisão no Irã

    Ativista já estava presa desde 2021. Nova sentença agrava sua situação.

    Príncipe Andrew convidou Epstein para jantar no Palácio de Buckingham, revelam e-mails

    Documentos mostram o convite do príncipe a Jeffrey Epstein e uma acompanhante para um jantar privado em 2010.

    Relacionado

    Água Clara celebra 72 anos com investimentos do Governo do MS

    Novas moradias e obras na MS-324 marcam o aniversário da cidade.

    Sefaz-MS Implementa Código de Ética e Fortalece Comitê de Ética

    Nova resolução busca garantir integridade e transparência na atuação da Secretaria de Fazenda.

    Porto Murtinho Impulsiona Saúde, Infraestrutura e Turismo com Rota Bioceânica

    Cidade se prepara para o futuro com investimentos em diversas áreas e foco na rota bioceânica.