A reunião acontecerá na próxima quinta-feira (28), em Brasília. O Mato Grosso do Sul estará presente, mas o governador Eduardo Riedel será representado pelo vice-governador José Carlos Barbosa ou pelo secretário Jaime Verruck.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou governadores dos estados da Amazônia, Cerrado e Pantanal para uma reunião em Brasília na próxima quinta-feira (28). O objetivo é alinhar estratégias de prevenção e combate às queimadas. O encontro, com efeito, reunirá representantes do governo federal, estados e municípios.
Mato Grosso do Sul, que abriga parte do bioma Pantanal, terá um representante no encontro. O governador Eduardo Riedel (PP) confirmou a presença do estado. No entanto, por causa de outros compromissos, ele será representado pelo vice-governador, José Carlos Barbosa (PSDB), o “Barbosinha”, ou pelo secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc.
“Quinta, eu já tenho agenda. Mas o governo vai estar presente lá, com certeza”, afirmou Riedel ao Campo Grande News. O governador destacou, em suma, que o estado atravessou uma temporada de queimadas positiva, ao contrário das previsões negativas. Ele também mencionou que as primeiras chuvas devem começar em setembro.
Estratégia nacional
A reunião busca evitar que o governo federal seja surpreendido como em anos anteriores. Na época, os incêndios ganharam repercussão internacional. Em resposta, Lula anunciou R$ 514,4 milhões em crédito para combate às queimadas e à seca na Amazônia.
Desde então, o Ministério do Meio Ambiente reforçou sua estrutura de resposta. A ministra Marina Silva, por sua vez, reafirma a meta do Brasil de alcançar desmatamento zero até 2030. Apesar do aumento de 4% no desmatamento da Amazônia, o Cerrado registrou uma queda de 20,8% no último ano.
A presença de representantes de Mato Grosso do Sul na reunião é vista como estratégica. Afinal, o Pantanal é uma das áreas mais afetadas pelas queimadas nos últimos anos e é considerado uma prioridade nas ações de prevenção.


