O debate acontecerá na próxima terça-feira (16) para discutir a regulação da medicina nuclear no Brasil. A audiência foi solicitada pelos deputados Adriana Ventura (Novo-SP) e Dr. Frederico (PRD-MG), que criticam o monopólio privado na produção de radiofármacos.
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (16). O evento, com efeito, visa discutir a regulação da medicina nuclear no Brasil. O debate será realizado às 10h, no plenário 7, e será interativo.
A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e o deputado Dr. Frederico (PRD-MG) solicitaram a audiência. Segundo Adriana, a quebra do monopólio sobre a produção de radiofármacos não ampliou o acesso da população a exames e tratamentos. “Na prática, o monopólio público foi substituído por um monopólio privado, e os preços dos radiofármacos estão cada vez mais elevados”, criticou a deputada.
Como consequência, Adriana alerta que o acesso de pacientes com doenças graves a esses serviços está comprometido, especialmente nos estados do Norte e Nordeste.
Radiofármacos são substâncias que combinam um composto farmacêutico com um isótopo radioativo. Eles são usados em exames, como cintilografias e tomografias computadorizadas, e no tratamento de diversas doenças, incluindo o câncer.


