A consulta, que vai até 30 de setembro, busca coletar contribuições para a inclusão da computação na Educação Básica. O processo segue diretrizes nacionais e se alinha à BNCC.
A SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), abriu a consulta pública para o Currículo da Educação Digital, Midiática e Computacional. A participação pode ser feita entre os dias 16 e 30 de setembro de 2025, por meio de um formulário online.
O currículo em construção segue diretrizes nacionais atualizadas. Elas tratam da inclusão da computação na Educação Básica como parte complementar à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O projeto, por sua vez, também se baseia na PNED (Política Nacional de Educação Digital), diretrizes para o uso pedagógico de dispositivos digitais e integração das competências digitais ao currículo escolar.
O processo de consulta é voltado principalmente a professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e estudantes, mas está aberto a toda a sociedade. A participação deve ser registrada pelo link: https://forms.gle/Ptxq167CDwMbAsxo6.
As escolas da rede estadual estão orientadas a disponibilizar os materiais de apoio e um vídeo explicativo para auxiliar os interessados na análise e envio das contribuições. A iniciativa representa um passo importante na consolidação de um ensino público conectado com a realidade digital. O prazo final para participar é 30 de setembro de 2025.


