Apesar das justificativas da prefeitura, a fila para exames de endoscopia em Dourados ainda conta com 2.533 pessoas. O promotor, com efeito, classificou a conduta do Executivo municipal como “omissa e displicente” e determinou a continuidade das apurações por meio de inquérito civil.
Apesar das justificativas, a tabela mais recente, de julho de 2025, mostra que a fila de espera por endoscopia em Dourados ainda conta com 2.533 pessoas. Para pacientes classificados como prioridade 3, a previsão é de espera de até cinco anos, enquanto os de prioridade 2 devem aguardar mais de dois anos.
Para o promotor, os contratos já existentes e os ajustes citados pela Prefeitura não foram suficientes para enfrentar a demanda. Em despacho, ele afirmou que a conduta do Executivo municipal é “omissa e displicente”. Por isso, ele determinou a continuidade das apurações por meio de inquérito civil, que pode levar à adoção de medidas judiciais.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Dourados para tratar da fila dos exames e aguarda um retorno para a atualização do texto.


