O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota de pesar pelas mortes das quatro vítimas do acidente aéreo em Aquidauana. A tragédia, com efeito, vitimou um piloto, dois documentaristas e um arquiteto chinês. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, também havia se manifestado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou no final da manhã desta terça-feira (24) uma nota de pesar pelas mortes das quatro vítimas do acidente aéreo ocorrido no Pantanal de Aquidauana. Lula está em uma viagem oficial aos Estados Unidos, onde participa da abertura do debate de líderes da Assembleia Geral da ONU. O governo federal publicou o comunicado no site oficial.
“Foi com tristeza e consternação que recebi a notícia do desastre aéreo ocorrido no Pantanal no início da noite desta terça-feira, 23 de setembro. A tragédia, infelizmente, custou as vidas do piloto Marcelo Pereira de Barros, dos documentaristas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr. e do arquiteto chinês Kongjian Yu”, diz o texto.
Na nota, Lula destacou a relevância internacional do arquiteto chinês. “Em tempos de mudança climática, Kongjian Yu se tornou uma referência mundial com as cidades esponja, que unem qualidade de vida e proteção ambiental: algo que queremos – e precisamos – para o futuro”, afirmou. O presidente encerrou a mensagem dirigindo condolências “a todos os amigos, familiares e colegas de trabalho das vítimas”.
O acidente
A queda da aeronave Cessna Aircraft 175, prefixo PT-BAN, aconteceu no final da tarde de terça-feira (23) em uma das locações de gravação da novela Pantanal. Segundo informações preliminares, há suspeitas de que o piloto tentou uma arremetida, procedimento em que o pouso é interrompido. No entanto, o avião perdeu altitude e explodiu ao atingir o solo.
A aeronave decolou pela manhã de Araçatuba (SP) com destino a uma fazenda em Figueirópolis d’Oeste (MT). No entanto, o avião desapareceu do radar momentos antes da chegada prevista.


