O programa “Em Conta – Associação de Energia Renovável” está disponível gratuitamente para consumidores residenciais de Mato Grosso do Sul. A adesão não exige a instalação de placas solares nem fidelidade, e a economia pode chegar a 20% no valor total da conta.
Consumidores de todo Mato Grosso do Sul já podem aderir a um programa que oferece até 20% de desconto na conta de energia elétrica. A iniciativa, que é gratuita, funciona por meio do uso de energia solar gerada em usinas fotovoltaicas. O programa está disponível para qualquer consumidor residencial do Estado com conta de luz a partir de R$ 250 por mês.
Chamado “Em Conta – Associação de Energia Renovável”, o programa é coordenado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), por meio do CSI (Centro de Sustentabilidade da Indústria).
A adesão, com efeito, não exige a instalação de placas solares nas residências. Além disso, também não exige obras, troca de equipamentos ou fidelidade. Especialistas acompanham o processo de transição.
O método funciona da seguinte maneira: o beneficiário do programa receberá a energia solar das usinas da Fiems em sua residência. Ele terá duas contas de energia para pagar. A primeira é uma conta comum da Energisa, com valores de impostos. A segunda é o valor de consumo de energia com o desconto oferecido pelo programa.
De acordo com a Fiems, o objetivo é ampliar o acesso à energia limpa e, ao mesmo tempo, gerar economia. Atualmente, as usinas próprias da instituição e de seus associados somam mais de 250 unidades de geração. Elas têm capacidade para fornecer energia a cerca de 18,5 mil casas. Nesta semana, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul incentivou seus servidores a aderirem ao programa.


