A lei, de autoria da vereadora Luiza Ribeiro, autoriza a instalação de bebedouros em locais de fácil acesso e visibilidade. A Funesp, por sua vez, já trabalha na iniciativa e planeja ampliar o número de equipamentos para outros espaços públicos.
A prefeita Adriane Lopes (PP) sancionou, nesta terça-feira (7), a lei que autoriza a instalação de bebedouros públicos em praças e parques de Campo Grande. A sanção, com efeito, foi publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). Por se tratar de uma lei autorizativa, no entanto, a implantação por parte do município não é obrigatória.
De autoria da vereadora Luiza Ribeiro (PT), a proposta prevê que os bebedouros sejam instalados em locais de fácil acesso e visibilidade. O plano é que eles fiquem próximos a pontos de maior concentração de pessoas, como playgrounds, quadras esportivas e espaços de convivência.
A lei também determina que os equipamentos sejam construídos com materiais duráveis e de fácil limpeza. Além disso, eles devem possuir sistemas de filtragem da água, ser adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e ser sinalizados com informações sobre a qualidade e o funcionamento da água.
Ações da Funesp
A Funesp (Fundação Municipal de Esporte) informou que já trabalha na instalação de bebedouros em praças e parques da Capital, por meio de parcerias e processos próprios. Segundo a fundação, em colaboração com a Águas Guariroba, três equipamentos já foram adquiridos e instalados nos parques Ayrton Senna, Jacques da Luz e Tarsila do Amaral. Além disso, há uma ata aberta para a compra de mais 11 bebedouros, o que deve ampliar a iniciativa para outros espaços públicos.
A fundação destacou, porém, que o vandalismo tem sido um grande desafio. Muitos equipamentos acabam danificados. “Por isso, pedimos a colaboração da população para preservar os locais e garantir espaços de convivência em boas condições”, diz trecho da nota.


