Apesar do corte de recursos, o governo federal confirmou a retomada do projeto da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados. A expectativa, com efeito, é que as obras, travadas desde 2014, sejam retomadas no segundo semestre de 2026 e gerem 5 mil empregos na região.
A Casa Civil da Presidência da República confirmou a retomada do projeto da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados, a UFN-III, em Três Lagoas, sob o comando da Petrobras. Travado desde 2014, o empreendimento é considerado estratégico para reduzir a dependência nacional da importação de insumos agrícolas. Além disso, ele deve atender majoritariamente os mercados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo.
A Casa Civil informou que a UFN-III integra a carteira de investimentos do PAC e está em “fase de preparação” para a retomada das obras no segundo semestre de 2026. A expectativa é de geração de cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das atividades. O governo federal manteve o projeto, mesmo com a redução dos recursos do Novo PAC para Mato Grosso do Sul, de R$ 44,7 bilhões para R$ 24,2 bilhões.
Licitações e Produção
A Petrobras informou que o projeto se encontra em fase de licitação. Há 11 editais em andamento, e a previsão é de recebimento das propostas até o final de dezembro. As licitações abrangem desde drenagem e pavimentação até a estocagem de amônia e o pacote de automação. A pré-partida operacional está prevista para 2028.
O projeto compreende unidades de produção de amônia e ureia. A capacidade nominal é de 3.600 toneladas diárias de ureia e 2.200 toneladas de amônia. A Petrobras estima uma produção anual de 1,2 milhão de toneladas de ureia. Quando entrar em operação, a unidade deverá suprir cerca de 15% do mercado nacional de ureia, o que reduz a vulnerabilidade externa e o impacto de oscilações globais.
Polo Industrial e Mão de Obra
A retomada da UFN-III reforça o papel econômico e logístico de Três Lagoas, que se consolida como polo industrial do Centro-Oeste. Com a escassez de mão de obra qualificada na região, a Petrobras pretende desenvolver programas de capacitação profissional. A companhia, por sua vez, já patrocina dois projetos sociais no município: o ‘Gerando Futuro’ e o ‘Centro de Referência Esportiva’.


