A Polícia Federal deflagrou a operação nesta quinta-feira (11) para desarticular uma associação criminosa especializada no contrabando de cigarro paraguaio. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Dourados, Garça (SP) e Presidente Prudente (SP).
A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Paliteiro nesta quinta-feira (11). O objetivo é desarticular uma associação criminosa que atua no contrabando de cigarro em São Paulo e Mato Grosso do Sul. A linha internacional entre o Paraguai e cidades sul-mato-grossenses é a principal rota do produto.
A delegacia da PF em Presidente Prudente (SP) conduz a operação. A polícia cumpriu mandados de busca e apreensão naquela cidade, em Garça (SP) e em Dourados (MS). Coincidentemente, as três cidades estão na rota dos carregamentos que saem do Paraguai rumo à capital paulista e ao Rio de Janeiro.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam que o grupo criminoso alvo da operação se especializou no transporte e comércio de cigarros irregularmente introduzidos no país. Durante a ação, a polícia apreendeu celulares e outros materiais.
Bitrem com Milhões de Unidades
Apesar do crescimento de fábricas clandestinas de cigarro no Brasil, boa parte do produto ilegal ainda vem do Paraguai.
Em um caso recente, no dia 12 de novembro deste ano, a PRF apreendeu 40 mil pacotes de cigarro da marca Eight em uma carreta bitrem basculante. O motorista, Gilvamar dos Santos Lima, tentou fugir, mas foi preso. Ele, por sua vez, confessou que é reincidente. A carga possuía 8 milhões de unidades de cigarro. O cigarro Eight é um dos mais conhecidos e é produzido pela empresa Tabacalera del Este, pertence


