spot_img
Quarta-feira, 11 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalLula diz que mundo vive situação de insensibilidade entre países e lamenta...

    Lula diz que mundo vive situação de insensibilidade entre países e lamenta guerra em Gaza

    Publicado há

    spot_img

    Durante viagem a Tóquio, o petista disse que a relação entre Brasil e Japão ganha um ‘novo marco de grandeza

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a cerimônia com o primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, para defender o multilateralismo e criticar o investimento dos países em armamento. Lula criticou a retomada de investimentos por parte da Europa em armas e disse que o mundo atravessa “situação de insensibilidade” na relação política entre os Estados. Diante de tal cenário, o petista disse que a relação entre Brasil e Japão ganha um “novo marco de grandeza”. “Nós entendemos que o mundo atravessa uma situação política difícil, uma situação econômica complicada e muita insensibilidade na relação política entre os Estados. Protocolos como o de Kyoto não foram cumpridos, acordos como o de Paris não foram cumpridos”, afirmou Lula em cerimônia de assinatura entre o Brasil e o Japão nesta quarta-feira, 26.

    O evento aconteceu após uma reunião bilateral entre Lula e o primeiro-ministro japonês. Lula avaliou que o mundo assiste países “que simbolizavam a ação democrática sofrendo riscos de desestabilização pela função e participação da extrema-direita”. Nesse sentido, ele citou a Europa, que classificou como “uma parte do mundo que só vivia em termos de tranquilidade”, voltar a investir em armamentos, após a guerra da Ucrânia.

    O presidente também comentou sobre a situação da Faixa de Gaza e disse ver com “muita seriedade o fim do cessar-fogo” na região. “A recente violação do cessar-fogo em Gaza soma-se à sequência de afrontas ao direito humanitário”, pontuou. De acordo com o chefe do Executivo brasileiro, os conflitos no Oriente Médio exigem respostas “urgentes” da comunidade internacional. Diante de tal situação, o presidente disse que 2025 será o “ano-chave” para o multilateralismo. Ele afirmou que o conceito será o “tema central” da cúpula do Brics que acontecerá neste ano no Brasil.

    No discurso, Lula e Ishiba reiteraram o comprometimento dos países em trabalhar de forma conjunta no cenário internacional. Diante disso, o presidente afirmou que a relação entre Brasil e Japão ganha uma “nova dimensão”. “O Japão é um país democrático, o Japão é um país desenvolvido do ponto de vista econômico, do ponto de vista científico e do ponto de vista tecnológico”, citou. Em sua avaliação, não há possibilidade de um país crescer se não houver forte investimento em educação.

    *Com informações do Estadão Conteúdo
    Publicado por Fernando Dias

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    União Europeia aprova empréstimo bilionário para a Ucrânia

    Parlamento Europeu destina 90 bilhões de euros para apoiar a Ucrânia até 2027.

    Vereador de MS é acusado de ameaçar ex-amante; Justiça concede medida protetiva

    Mulher alega ter sido ameaçada após terminar relacionamento com o vereador Beto dos 80. Ela diz que descobriu que ele era casado.

    Coutinho Pode Renovar com o Vasco? Entenda a Situação!

    Vasco negocia a permanência do camisa 10, que tem contrato até junho. Coutinho é peça chave no time.

    Barcelona Enfrenta Atlético com Desfalques na Copa do Rei

    Atual campeão, Barcelona busca vaga na final com ausências importantes.

    Relacionado

    Aliados de Bolsonaro Acreditam em Prisão Domiciliar Após Abril

    Estratégias se intensificam no STF e Congresso para mudar o regime prisional do ex-presidente.

    Câmara aprova criação da Universidade Federal do Esporte

    Projeto de lei segue para o Senado após aprovação na Câmara dos Deputados.

    TSE Julga Cassação de Jorge Seif: Ministro Vota Contra

    Julgamento sobre abuso de poder econômico de senador de SC é retomado. Decisão crucial aguarda votos restantes.