spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalLula e Zema trocam farpas durante evento em MG: ‘Precisei voltar à...

    Lula e Zema trocam farpas durante evento em MG: ‘Precisei voltar à Presidência para que a economia voltasse a crescer’

    Publicado há

    spot_img

    No palanque do presidente, o governador fez uma referência indireta sobre o tamanho do ministério do petista, se queixando sobre o número de secretarias que o Estado possui

    Durante um evento realizado nesta terça-feira (11) em Betim, Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Romeu Zema protagonizaram um embate verbal. Zema fez críticas sutis ao número elevado de ministérios no governo federal, que conta com 38 pastas. “Estamos fazendo no governo de Minas o que qualquer empresa faz. Todo o meu secretariado foi selecionado igual a Fiat contrata. Apesar de sermos o segundo estado mais populoso do Brasil, somos o que tem o menor número de secretarias, 14. Mas para um time ganhar campeonato não precisa colocar 20, 30 jogadores em campo, precisa de 11 craques, e é o que nós temos feito aqui. Agradeço à minha equipe de secretariado que pegou um estado que qualquer um teria recusado”.

    Em resposta, Lula defendeu a importância da qualidade das pessoas que compõem seu ministério. “O importante não é discutir se você tem um ou dez, importante é discutir a qualidade das pessoas que você tem. Não quero só um cara formado em filosofia, engenharia… É muito importante o diploma, mas quero antes de tudo pessoas que tenham sensibilidade no coração para entender o problema da sociedade brasileira”. O presidente também aproveitou a oportunidade para mencionar o crescimento do PIB em 2024, como uma forma de alfinetar Zema e destacar os resultados de sua gestão.

    “Precisei voltar à Presidência para que a economia voltasse a crescer. Ela não crescia há quanto tempo? O Zema não lembra há quanto tempo a economia não crescia 3%. Nem o Zema nem os economistas”. A tensão aumentou especialmente devido à ausência de Zema em eventos relevantes, o que gerou críticas por parte de Lula e de seus ministros. Um exemplo foi a falta do governador em um evento no Palácio do Planalto, onde o ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou a atenção que o governo Lula tem dedicado a Minas Gerais.

    “Para mim, é uma pena que o governador de Minas não esteja aqui nesse momento, porque nunca nenhum governo deu tanta atenção a Minas Gerais quanto o senhor (o presidente Lula) está dando agora. Vi o governador de Minas cobrando investimentos, no governo passado, mas não o vejo aqui nesse momento. Parece que a cobrança é mais política e menos pela obra. Isso apequena o gestor público”, disse Renan Filho.

    Além disso, Lula lembrou a Zema que ele deveria expressar gratidão pela sanção de um programa que visa eliminar os juros das dívidas estaduais com a União. Em resposta a essa provocação, Zema utilizou suas redes sociais para afirmar que Jesus Cristo “jamais cobraria juros abusivos”, reforçando sua posição em relação ao tema.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA
    Publicada por Matheus Oliveira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Marinho diz que Bolsonaro está ‘tranquilo’ com chance de perder patente

    O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair...

    PRF recupera veículo furtado em SP durante fiscalização em Dourados

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, nesta quarta-feira (04/02/2026), um veículo com queixa de...

    Gerp: Lula e Flávio Bolsonaro empatam tecnicamente no 1º e no 2º turno

    Levantamento mostra petista com 39% das intenções de voto contra 35% do senador no 1º turno

    Democracia retrocede em EUA, Rússia e China, diz relatório

    Human Rights Watch divulgou relatório anual sobre Direitos Humanos

    Relacionado

    Marinho diz que Bolsonaro está ‘tranquilo’ com chance de perder patente

    O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está “tranquilo” com a possibilidade de perder a...

    Gerp: Lula e Flávio Bolsonaro empatam tecnicamente no 1º e no 2º turno

    Levantamento mostra petista com 39% das intenções de voto contra 35% do senador no 1º turno

    Três Poderes lançam pacto contra o feminicídio no Brasil

    País registra quatro vítimas e 10 tentativas de feminicídio por dia