Francisco ocupou o cargo máximo da Igreja Católica durante 12 anos
Ministros de Luiz Inácio Lula da Silva e políticos do Brasil lamentaram o falecimento do papa Francisco na manhã desta segunda-feira (21). O pontífice morreu aos 88 anos, em Roma.
Nas redes sociais, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou quando se reuniu com Francisco, durante visita do pontífice ao Rio de Janeiro, em 2013. “Papa Francisco, luz eterna. O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde”, disse no X.
O ministro do Esporte, André Fufuca, também se manifestou. “Homem de fé e simplicidade, deixa um legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo”.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o papa deixa um exemplo valoroso de vida.
O deputado Hugo Motta destacou a importância de Francisco para ele. “Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja.”
O ex-governador de São Paulo, João Doria, disse que “o mundo amanheceu mais triste com a perda do Santo Padre”.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também utilizou as redes sociais para lamentar a morte do papa.
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) também expressou seu lamento em postagem no X. “Nos despedimos hoje com muita gratidão do Papa que deixa esse mundo com a missão cumprida e um legado de bondade. Papa Francisco nos ensinou que a fé caminha junto com simplicidade e a esperança. Descanse em paz!”, escreveu.
O governador do Rio Grande do Sul (PSDB-RS), Eduardo Leite, destacou a humildade e a capacidade de acolhimento do papa Francisco.”Há pessoas que entram para a história não por aquilo que dizem, mas pelo silêncio que rompem. O papa Francisco foi assim: sua voz quebrou silêncios profundos. Silêncios diante da injustiça, silêncios diante do sofrimento humano, silêncios diante da intolerância e da exclusão”.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA), definiu Francisco como “uma das maiores referências de fé, humanidade e coragem do nosso tempo”.
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), disse que o vazio deixado pelo papa é insubstítuivel. “O mundo está, hoje, com o coração apertado pela partida do Papa Francisco. O vazio deixado por ele parece insubstituível”, declarou Castro, em nota de pesar distribuída à imprensa. “Seu exemplo nos inspira a construir um mundo mais fraterno e solidário.”
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB-ES), informou ter decretado luto oficial de três dias no estado em memória ao papa. “Recebo com muita tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma Igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial”, escreveu.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN), manifestou que a “luta incansável” de Francisco por paz, justiça social e dignidade humana “tocou o coração de milhões”.
Papa Francisco, luz eterna.
O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde.
Tive a graça de conhecer… pic.twitter.com/brxXKcXJYK
— Alexandre Padilha (@padilhando) April 21, 2025
Homem de fé e simplicidade, deixa um legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo. Acolheu minorias, priorizou os pobres. Um Papa do povo, com alma gigante e coração aberto ao mundo. Obrigado por tudo.
Descanse em paz, Santo Padre. 🙏🙏🙏 pic.twitter.com/OAdJ4lQtAq— André Fufuca (@andre_fufuca) April 21, 2025
O Papa que apontou um caminho para uma sociedade mais tolerante, justa, fraterna e solidária. Deixa um valoroso exemplo de vida.
📷 Vatican Media pic.twitter.com/3lEwXV1y7r
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) April 21, 2025
Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja.
Porém, para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) April 21, 2025
O mundo amanheceu mais triste com a perda do Santo Padre, o Papa Francisco. Ele será eternamente lembrado. Foi um Pontífice inovador, solidário e fraterno. Enfrentou um dos mais tristes períodos da nossa história, com a pandemia da COVID-19, os conflitos bélicos e as guerras na… pic.twitter.com/vg3IoAcqFA
— João Doria (@jdoriajr) April 21, 2025
Com pesar, nos despedimos do Papa Francisco. Líder que enxergou nos mineiros a alma da liberdade e da paz. Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor. pic.twitter.com/PqQ8Ecg0kA
— Romeu Zema (@RomeuZema) April 21, 2025
“Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa” (2Tm 4,7-8).
Nos despedimos… pic.twitter.com/ZhUOKHlIt5
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) April 21, 2025
Há pessoas que entram para a história não por aquilo que dizem, mas pelo silêncio que rompem. O Papa Francisco foi assim: sua voz quebrou silêncios profundos. Silêncios diante da injustiça, silêncios diante do sofrimento humano, silêncios diante da intolerância e da exclusão.… pic.twitter.com/zoK9ytUrpd
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) April 21, 2025
O mundo se despede hoje de uma das maiores referências de fé, humanidade e coragem do nosso tempo. Papa Francisco foi a voz dos pobres, dos esquecidos, dos que mais precisavam de justiça e dignidade. pic.twitter.com/4fVMOfesZR
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) April 21, 2025
O mundo está, hoje, com o coração apertado pela partida do Papa Francisco. O vazio deixado por ele parece insubstituível. Cresci na fé e é como um filho que sinto a perda deste líder tão humilde, querido e corajoso, que dedicou sua vida a levar paz e fraternidade a todos. pic.twitter.com/GUt1UTWOgo
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) April 21, 2025
Decretei luto oficial de três dias no Espírito Santo em memória do Papa Francisco. Sua voz firme em defesa dos mais vulneráveis, sua fé aliada à coragem e sua simplicidade tocaram o mundo. Um exemplo que seguirá nos guiando.
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) April 21, 2025
Papa Francisco foi mais do que um líder da Igreja; foi um farol de esperança e compaixão, sempre ao lado dos mais humildes e necessitados. Sua luta incansável por paz, justiça social e dignidade humana tocou o coração de milhões, inspirando-nos a sermos melhores uns p/ os outros
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) April 21, 2025
Fonte: Jovem Pan News


