spot_img
Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalMP francês pede 7 anos de prisão contra o ex-presidente Sarkozy por...

    MP francês pede 7 anos de prisão contra o ex-presidente Sarkozy por financiamento líbio

    Publicado há

    spot_img

    Na terça e na quarta-feira, os procuradores descreveram o político (2007-2012) como o ‘verdadeiro’ responsável por orquestrar um pacto de corrupção ‘inconcebível, inaudito e indecente’ com o ditador Muammar Gaddafi

    A promotoria financeira francesa pediu, nesta quinta-feira (27), sete anos de prisão para o ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy por supostamente ter financiado sua campanha eleitoral de 2007 com dinheiro recebido ilegalmente da Líbia. O Ministério Público também solicitou uma multa de 300 mil euros (aproximadamente 1,86 milhão de reais) contra o marido da cantora, modelo e atriz Carla Bruni, que recebeu a solicitação da promotoria com um semblante sério no banco dos réus. Contra os ex-ministros Claude Guéant e Brice Hortefeux, a promotoria pediu penas de prisão de seis e três anos, respectivamente, além da multa, por ajudá-lo a “forjar” um pacto de corrupção com o ditador líbio Muammar Gaddafi.

    Na terça e na quarta-feira, os procuradores descreveram o ex-presidente (2007-2012) como o “verdadeiro” responsável por orquestrar um pacto de corrupção “inconcebível, inaudito e indecente” com Gaddafi para financiar sua campanha. Eles também detalharam as “contrapartidas” diplomáticas, jurídicas e econômicas prometidas ao regime líbio e afirmaram que os “rastros” de dinheiro em espécie na campanha alimentam o “acervo probatório” do caso. Para os procuradores, todos os crimes pelos quais ele está sendo julgado desde 6 de janeiro foram comprovados: corrupção, encobrimento de desvio de fundos públicos, financiamento ilegal de campanha e associação criminosa.

    “Apenas uma pena de prisão e uma multa firmes”, além da privação de “certos direitos civis”, poderão “proteger a sociedade” de um acusado que demonstrou uma “ambição política devoradora”, disse o procurador Sébastien de la Touanne. A “falsidade e violência das acusações e a escandalosa pena solicitada” visam apenas “mascarar a fragilidade das supostas acusações”, reagiu Sarkozy, de 70 anos, em um comunicado publicado nas redes sociais.

    Além de Sarkozy, outras 11 pessoas estão sendo julgadas neste caso, entre elas seu ex-ministro Éric Woerth, contra quem a promotoria pediu um ano de prisão, além de uma multa, por cumplicidade no financiamento ilegal. O ex-presidente, que defende sua inocência desde o início do julgamento e cuja defesa apresentará seus argumentos finais em 8 de abril, já foi condenado a um ano de prisão por corrupção em outro caso, pena que cumpre em casa com uma tornozeleira eletrônica.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Fernando Dias

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Defesa de Bolsonaro Insiste em Prisão Domiciliar por Piora na Saúde

    Advogados alegam piora no quadro de saúde do ex-presidente e cobram decisão do STF.

    Bolsonaro: Senador discute prisão domiciliar com PGR

    Wellington Fagundes (PL-MT) se reuniu com Paulo Gonet para tratar do caso.

    Chuvas Intensas: Defesa Civil de MS Age em Municípios Atingidos

    Alagamentos e rios cheios afetam cidades. A Defesa Civil monitora e apoia as áreas mais atingidas.

    CPI do Crime Organizado quer esposa de Moraes e Toffoli para depor

    Senador Alessandro Vieira (MDB-SE) solicitou as convocações e quebras de sigilo.

    Relacionado

    Troca de Prisioneiros: EUA, Ucrânia e Rússia Chegam a Acordo Histórico

    Após cinco meses, 314 prisioneiros serão trocados. Negociações ocorreram em Abu Dhabi.

    Tratado Nuclear EUA-Rússia Expira: Ameaça à Segurança Global Aumenta

    Acordo Novo START, crucial para o controle de armas nucleares, chega ao fim. Mundo teme escalada.

    Estado Islâmico Ameaça o Mundo: ONU Alerta para Crescimento e Uso de IA

    Grupo terrorista expande atuação globalmente, com foco na África e uso crescente de tecnologia.