spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica Internacional‘Não há vencedor numa guerra de tarifas’, afirma Xi Jinping

    ‘Não há vencedor numa guerra de tarifas’, afirma Xi Jinping

    Publicado há

    spot_img

    Em resposta à imposição das taxas de Trump, o presidente chinês declarou que aumentará as tarifas sobre produtos americanos de 84% para 125% nesta sexta-feira (11) 

    Nesta sexta-feira (11), o presidente da China, Xi Jinping, declarou que “não existem vencedores em uma guerra de tarifas” e alertou que ações contrárias ao consenso global podem resultar em isolamento. Essas observações foram feitas durante uma reunião com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em Pequim. Em resposta às medidas adotadas pelos Estados Unidos, o Ministério das Finanças da China anunciou um aumento significativo nas tarifas sobre produtos americanos, que passarão de 84% para 125%.

    Um porta-voz do ministério Ministério das Finança afirmou que, caso os EUA persistam em suas tarifas, a China não se deixará intimidar. “Diante do fato de que, no atual nível de tarifas, não há possibilidade de aceitação pelo mercado de produtos dos EUA exportados para a China, se o lado americano continuar a impor tarifas sobre produtos da China, o lado chinês vai ignorá-las”, informou.

    Além disso, o Ministério do Comércio da China revelou que apresentou uma queixa contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio, alegando “práticas unilaterais de coerção”.

    Xi Jinping também ressaltou que a China não se intimida diante de “supressão irracional” e que seu progresso econômico é fundamentado na autossuficiência. Ele enfatizou a necessidade de solidariedade e cooperação entre as nações para garantir a paz e a estabilidade no cenário global.

    “Não importa como o ambiente externo mude, a China fortalecerá sua confiança, manterá sua determinação e se concentrará em administrar bem seus próprios assuntos”, declarou o presidente chinês.

    Por sua vez, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, concordou com a análise de Xi, afirmando que “não haverá vencedores em uma guerra comercial”. Ele destacou que tanto a Espanha quanto a União Europeia estão dispostas a fortalecer laços com a China e a proteger a ordem comercial internacional.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Meio/Ideia: Flávio cresce e empata tecnicamente com Lula no 2º turno

    Lula tem 45,8% contra 41,1% de Flávio. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos

    A provável escalação do Barcelona contra o Mallorca por LaLiga 2025/26

  • Após avançar na Copa do Rei, Barcelona volta a defender a liderança do Campeonato Espanhol
  • Lei do licenciamento ambiental entra em vigor em meio a ações no STF

    Partidos políticos e entidades da sociedade civil questionam no Supremo a constitucionalidade de artigos da Lei Geral; texto de autoria da Câmara foi sancionado por Lula com vetos

    Marinho diz que Bolsonaro está ‘tranquilo’ com chance de perder patente

    O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair...

    Relacionado

    Democracia retrocede em EUA, Rússia e China, diz relatório

    Human Rights Watch divulgou relatório anual sobre Direitos Humanos

    Rússia diz que guerra continuará até que Ucrânia aceite os seus termos

    Exigências incluem controle total do Donbas, congelamento das frentes de combate e veto permanente à presença da OTAN na Ucrânia

    Trump pede aos americanos que virem a página do caso Epstein

    Apelo do presidente dos EUA acontece após nova divulgação de documentos sobre o escândalo, que provocou uma investigação contra o ex-embaixador do Reino Unido em Washington Peter Mandelson