spot_img
Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalTrump afirma não considerar uma pausa nas tarifas impostas a parceiros comerciais

    Trump afirma não considerar uma pausa nas tarifas impostas a parceiros comerciais

    Publicado há

    spot_img

    Segundo o presidente dos EUA, o uso de taxas como instrumento de pressão tem funcionado: ‘Se eu não fizesse o que fiz com tarifas, ninguém iria tentar negociar’

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afastou nesta segunda-feira (7), qualquer possibilidade de recuar na estratégia tarifária adotada por seu governo. “Não estamos olhando para isso”, afirmou, ao ser questionado sobre uma eventual suspensão das tarifas impostas a parceiros comerciais. Mais cedo, a Casa Branca desmentiu boatos de que o republicano iria pausar as tarifas por 90 dias. Segundo ele, o uso de tarifas como instrumento de pressão tem funcionado: “Se eu não fizesse o que fiz com tarifas, ninguém iria tentar negociar.”

    Trump também disse que “alguns países vão pagar tarifas substanciais para os EUA” e sugeriu que muitas dessas medidas podem se tornar permanentes. “As tarifas podem ser permanentes ou podem ser submetidas a negociações”, declarou, mas apenas se os países afetados se comprometerem com acordos que julgue “justos”. O presidente norte-americano afirmou ainda que diversos países têm buscado conversar com Washington.

    A China voltou ao centro das críticas de Trump. Ele confirmou que as tarifas contra Pequim, anunciadas pela manhã, “serão somadas às anunciadas anteriormente” caso a China não remova a retaliação feita na semana passada. “A China precisa remover tarifas até meio-dia de amanhã” (horário de Washington). Segundo ele, o país asiático “colocou mais tarifas sobre as taxas ridículas que eles já têm”. Ainda assim, garantiu: “Tenho uma ótima relação com Xi Jinping e quero que continue assim.”

    A União Europeia também foi alvo. “Eles não nos tratam de maneira justa, então a resposta deles não é suficiente.” Segundo ele, o bloco europeu deverá assumir compromissos para importar mais energia dos EUA: “Temos mais geração de energia do que qualquer lugar do mundo. A UE terá que comprar energia dos EUA.”

    Mesmo ao defender o acordo comercial com México e Canadá, o USMCA, Trump voltou a se queixar: “Eles também se aproveitam dos EUA.” Ele insistiu que o país perde “cerca de US$ 1 trilhão por ano em acordos comerciais com a China” e acusou governos estrangeiros de adotar não só tarifas, mas “barreiras comerciais não monetárias” que dificultam o comércio. “Países que se aproveitaram de nós agora imploram por negociação sobre tarifas”, concluiu.

    *Com informações do Estadão Conteúdo
    Publicado por Carolina Ferreira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    e-Título: Guia para Justificar seu Voto em MS

    Eleitor de MS, aprenda a usar o e-Título para justificar a ausência no dia da eleição. Evite multas e garanta seus direitos!

    Palmeiras goleia o Vitória e assume vice-liderança no Brasileirão 2026

    Verdão vence por 5 a 1 e emplaca a maior goleada do campeonato. Andreas Pereira se destaca com três assistências.

    Grêmio goleia Botafogo em jogo emocionante pelo Brasileirão

    Tricolor Gaúcho marca cinco gols e garante a vitória na Arena. Destaque para Carlos Vinícius e Tetê.

    Rodrigo de Castro assume União Brasil em MG e Pacheco pode se filiar

    Mudança facilita filiação do senador Rodrigo Pacheco. Aliança com Lula em Minas ganha força.

    Relacionado

    Homem é condenado à prisão perpétua por tentar matar Trump

    Ryan Routh tentou assassinar Donald Trump em 2024. O crime ocorreu em um campo de golfe na Flórida.

    Putin e Xi Discutem Cooperação e Críticas aos EUA em Videoconferência

    Líderes da Rússia e China reforçam laços econômicos e trocam avaliações sobre política global.

    EUA Retiram Agentes de Imigração Após Assassinatos em Minnesota

    Czar da fronteira anuncia a medida após protestos e indignação pública.