spot_img
Sábado, 7 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalTrump processa o Maine por permitir que atletas trans disputem em esportes...

    Trump processa o Maine por permitir que atletas trans disputem em esportes femininos

    Publicado há

    spot_img

    Presidente norte-americano acusa o Estado de violar o Título IX, a histórica lei de direitos civis que proíbe a discriminação de gênero em escolas financiadas pelo governo federal

    O Departamento de Justiça dos Estados Unidos processará o Maine por permitir que atletas transgênero disputem em esportes femininos, anunciou a procuradora-geral Pam Bondi nesta quarta-feira (16), em uma nova iniciativa do governo sobre o caso. O presidente americano, Donald Trump, entrou em conflito com a governadora do estado sobre o assunto em fevereiro, após emitir um decreto proibindo estas atletas em competições femininos. Em retaliação, seu governo cortou o financiamento federal para as escolas públicas do Maine na semana passada. “Hoje, o Departamento de Justiça anuncia uma ação civil contra o Departamento de Educação do Maine. O estado do Maine está discriminando as mulheres ao não protegê-las nos esportes femininos”, disse Bondi em uma coletiva de imprensa.

    A autoridade acusou o Maine de violar o Título IX, a histórica lei de direitos civis que proíbe a discriminação de gênero em escolas financiadas pelo governo federal. “Há duas semanas, assinei um decreto proibindo homens de participar de esportes femininos. Muitos democratas estão me criticando por isso, e espero que continuem, porque nunca mais vencerão uma corrida”, disse.

    Após ser contrariado, Donald Trump ameaçou à governadora do Maine, Janet Mills. “Nós somos a lei federal (…) É melhor você fazer isso, porque se não fizer não vai conseguir nenhum financiamento federal”, disse o presidente. “Vejo você nos tribunais”, ela respondeu.

    O decreto de Trump permite que agências do governo americano neguem financiamento a escolas que permitem transgêneros em competições femininas. Os republicanos têm focado em questões transgênero desde as eleições de 2024, capitalizando uma guerra cultural sobre direitos LGBTQIA+. Desde que retornou ao poder em janeiro, o presidente americano demonizou qualquer reconhecimento da diversidade de gênero e atacou pessoas trans. Recentemente, ele também prometeu pressionar o Comitê Olímpico Internacional a mudar suas regras sobre atletas trans antes dos Jogos de Los Angeles de 2028.

    *Com informações da AFP

    Publicado por Nátaly Tenório

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    EUA Propõem Negociações de Paz entre Ucrânia e Rússia em Miami

    Zelensky confirma proposta dos EUA para encontro entre Kiev e Moscou. Washington quer fim da guerra até junho.

    Grêmio Enfrenta Novo Hamburgo Sem Meio-Campista Chave em 2026

    Tricolor Gaúcho busca vaga na semifinal do Gauchão com desfalques importantes.

    Jorginho Preocupa Flamengo: Lesão Tira Titular da Supercopa Rei

    Volante sente dores e desfalca o time. Recopa Sul-Americana em risco?

    Flamengo busca vaga no Carioca com mudanças no time

    Filipe Luís poupará jogadores e mira a classificação.

    Relacionado

    EUA Propõem Negociações de Paz entre Ucrânia e Rússia em Miami

    Zelensky confirma proposta dos EUA para encontro entre Kiev e Moscou. Washington quer fim da guerra até junho.

    Trump nega racismo em vídeo com Obama como macaco e enfrenta críticas

    Presidente dos EUA diz que não viu conotação racista em postagem polêmica. Republicanos pedem desculpas após a repercussão negativa.

    Trump Aumenta Sanções Contra Comércio com Irã Visando Segurança Nacional

    Nova ordem executiva impõe tarifa de 25% sobre importações de países que negociarem com Teerã.