Para defender a liderança do Grupo H em confronto direto na Copa Sul-Americana nesta quarta-feira (23), o Atlético-MG viaja até a Venezuela para enfrentar o Caracas, no Estádio Olímpico de la UCV, às 21h30 de Brasília. O Galo iniciou sua campanha com empate sem gols contra o Cienciano, mas goleou o Deportes Iquique por 4 a 0 com atuação dominante sobre os rivais.
O Galo chega para o confronto mais confiante após sua primeira vitória no Brasileirão em cinco jogos, com o triunfo por 1 a 0 sobre o Botafogo no Mineirão. Por outro lado, o Caracas amarga somente a 11ª posição do Campeonato Venezuelano com 13 pontos somados em 12 jogos, tendo sofrido uma goleada de 4 a 1 para o Monagas no jogo mais recente.
O confronto entre Caracas e Atlético-MG será disputado no Estádio Olímpico de la UCV, que possui capacidade para 24.900 e também abriga jogos de Deportivo Petare e Deportivo La Guaira, além dos donos da casa, o qual é a Unviersidad Central. Tudo indica que o Galo encarará um estádio vazio e sem pressão da torcida adversária.
O retrospecto entre as duas equipes consiste em somente dois jogos disputados pelo Grupo G da Conmebol Libertadores de 2024. Em ambos os duelos, o Atlético-MG saiu vitorioso com duas goleadas: 4-1 na Venezuela e 4-0 na Arena MRV.
Últimos jogos
2 vitórias do Atlético-MG
Partida mais recente: Atlético-MG 4×0 Caracas, em 28 de maio de 2024, pela Libertadores.
Caracas: VDEDD
Atlético-MG: EVEDV
V = vitória; E = empate; D = derrota
O técnico Fernando Aristeguieta não poderá contar com o atacante Covea, expulso aos 45′ do segundo tempo contra o Cicenciano na segunda rodada. Além disso, o meio-campista Daniel Aguilar sofreu fratura do metatarso no início de abril e desfalcará o Caracas durante o restante da fase de grupos.
Com o departamento médico cheio (Guilherme Arana, Patrick, Alan Franco, Júnior Santos, Cadu, Caio Maia, Brahian Palacios) e uma viagem desgastante para a Venezuela, o técnico Cuca pode executar mudanças em sua equipe titular, mesmo que o clube tenha institucionalmente optado pela utilização de seus principais atletas nos dois primeiros jogos da fase de grupos da Sul-Americana.
Com a confiança restabelecida após a primeira vitória no Brasileirão e um elenco consideravelmente superior no aspecto técnico, o Atlético-MG não deve ter grandes dificuldades para superar o Caracas e abrir vantagem na liderança de seu grupo.
Palpite: Caracas 0x2 Atlético-MG
Fonte: 90min


