Contagem regressiva para o torneio mais importante das categorias de base no futebol brasileiro. A Copa São Paulo de Futebol Júnior, popularmente conhecida como Copinha, terá a sua edição de 2026 iniciando nesta sexta-feira (02/01) a partir das 8h45 de Brasília, com o duelo entre Meia Noite x Real-RR – ambos estreantes no campeonato. No mesmo dia, Grêmio, Coritiba, Mirassol, equipes do Brasileirão Série A, estarão em campo pela 1ª rodada da fase de grupos da competição.
Com estreia marcada para esta sexta-feira (02/01), a partir das 8h45 de Brasília, a Copinha 2026 terá transmissão do XSports (TV aberta), Record (TV aberta), canal oficial do Paulistão (YouTube) e Cazé TV (YouTube). O duelo de abertura do torneio entre Meia Noite x Real-RR será exclusivo do Paulistão.
A atual edição da competição terá 32 grupos, com quatro participantes em cada. Na fase inicial, as equipes duelam entre si em suas respectivas chaves e as duas melhores garantem uma vaga na segunda fase do torneio, que será disputada em jogo único, regulamento válido para todos os embates de mata-mata. A seguir, confira todos os clubes.
Com início previsto para o dia 2 de janeiro, a Copinha 2026 tem final marcada para o dia 25 do mesmo mês. Nesta próxima edição, o Flamengo decidiu não participar, já que deixará seus atletas das categorias de base à disposição para a disputa do Campeonato Carioca.
Por outro lado, o torneio terá a estreia de 22 clubes. A lista conta com: Águia de Marabá-PA, Araçatuba-SP, Athletic, Batalão-TO, Centro Olímpico-SP, Cosmopolitano, Esporte de Patos-PB, Real-RR, Guanabara City, I9, Independente-AP, Itaquá, Maricá, Maruinense, Meia Noite, Naviraiense, QFC, Quixadá, Real-RS, Real Soccer, São Luís-MA e União Cacoalense.
Finalista na edição passada, o Corinthians é o maior campeão da competição, com 11 troféus na sua galeria. Já o atual vencedor, o São Paulo, é dono de cinco conquistas. Na sequência, a lista conta com Fluminense (5), Internacional (5), Flamengo (4), Atlético-MG (3) e Santos (3).
Ainda sobre as equipes que disputam a Série A, o Palmeiras levantou a taça duas vezes e o Vasco venceu o torneio de 1992.
Fonte: 90min


