spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalHaddad cita compromisso com ajuste fiscal ao FMI

    Haddad cita compromisso com ajuste fiscal ao FMI

    Publicado há

    spot_img

    Em posicionamento, ministro da Fazenda diz que o novo arcabouço fiscal tem sido benéfico ao País e substituiu ‘políticas fiscais erráticas’

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou nesta quinta-feira (24), o compromisso do governo com um ajuste fiscal de qualidade em posicionamento enviado ao comitê do Fundo Monetário Internacional (FMI). No documento, ele ressaltou que o novo arcabouço fiscal implementado tem proporcionado benefícios ao Brasil, permitindo a alocação de recursos em áreas sociais prioritárias e assegurando a sustentabilidade da dívida no longo prazo. Haddad também mencionou que o governo estabeleceu metas específicas para os gastos sociais, além de uma nova regra que visa garantir a sustentabilidade fiscal. Ele destacou a importância de alinhar os aumentos do salário mínimo com o novo arcabouço, além de implementar medidas que aumentem a progressividade das receitas e eliminem subsídios considerados ineficientes.

    Entretanto, o FMI fez uma projeção preocupante, indicando que a relação da dívida pública com o PIB do Brasil deve subir de 87,3% em 2024 para 92% em 2025. Essa previsão sugere um agravamento da situação fiscal durante a gestão de Lula. No mercado financeiro, a confiança no futuro do arcabouço fiscal é baixa, especialmente após o governo reconhecer a possibilidade de um colapso nas contas públicas em 2027, em razão do impacto dos precatórios. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também se manifestou sobre a situação fiscal, afirmando que a próxima equipe governamental terá a responsabilidade de aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que vise a redução dos gastos públicos. Ela alertou que ajustes menores são imprescindíveis para evitar desequilíbrios nas contas e justificou o adiamento de cortes orçamentários pela falta de apoio do Congresso, especialmente em um ano eleitoral.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Nota MS Premiada: 416 consumidores dividem prêmio de R$ 300 mil

    O programa Nota MS Premiada divulgou nesta quarta-feira (04/02/2026) o resultado do sorteio referente...

    Ministro do STJ é Acusado de Assédio em Balneário Camboriú

    Marco Buzzi é investigado por suposto assédio a jovem de 18 anos. Caso tramita em sigilo no CNJ.

    DOF apreende R$ 700 mil em haxixe e prende casal em Itaquiraí (MS)

    A Polícia Militar apreendeu 9,5 kg de haxixe do tipo "dry". Casal transportava a droga de Coronel Sapucaia para Umuarama.

    Renan Calheiros se reúne com presidente do Banco Central para tratar do Banco Master

    Presidente da CAE busca explicações sobre investigações e ligações políticas do banco.

    Relacionado

    Ministro do STJ é Acusado de Assédio em Balneário Camboriú

    Marco Buzzi é investigado por suposto assédio a jovem de 18 anos. Caso tramita em sigilo no CNJ.

    Renan Calheiros se reúne com presidente do Banco Central para tratar do Banco Master

    Presidente da CAE busca explicações sobre investigações e ligações políticas do banco.

    Deputado do PL ironiza Tarcísio e defende candidatura própria ao governo de SP

    Gil Diniz critica Tarcísio na Alesp e sugere que o PL lance candidato próprio. Ele cita Valdemar Costa Neto e a disputa pelo governo paulista.