O Observatório do Futebol CIES em parceria com a Impect realizou um levantamento considerando atletas que nasceram em 2006 e que não atuam nas principais ligas do futebol mundial. A lista conta com 100 melhores jovens e, Rayan, do Vasco da Gama, e Pedro Henrique, ex-Corinthians e atualmente no Zenit, são os únicos brasileiros no Top-10. Além dos jogadores, Grêmio, Internacional e Santos também têm representantes entre os destaques.
No ranking, o atacante do Vasco recebeu uma pontuação de 81.6 e ficou com a sétima colocação. Revelado nas categorias de base do clube carioca, o atacante foi a revelação do Brasileirão 2025. Enquanto isso, Pedro Henrique, que atuou pelo Timão, somou 81.8 pontos e garantiu uma posição melhor entre os primeiros colocados.
Dos 100 melhores jovens do mundo eleitos pelo Observatório do Futebol CIES, o futebol brasileiro tem outros três representantes que atuaram no Brasil em 2025. Entre eles Alysson, que foi um dos destaques do Grêmio na temporada. Revelado nas categorias de base do clube gaúcho, o jovem aproveitou a má fase de nomes importantes do setor ofensivo e virou titular absoluto com Mano Menezes.
Além do ponta, o centroavante do Internacional, Ricardo Mathias, também está no ranking. Importante em parte da temporada, o jovem fez um bom ano e inclusive foi vendido ao futebol árabe recentemente. O Colorado aceitou 10 milhões de euros pelo atacante e receberá o montante em 4 parcelas. Por fim, a lista ainda conta com o lateral-esquerdo Souza, do Santos. O defensor fez um 2025 brilhante e terminou o Brasileirão como titular absoluto da posição.
Outros clubes brasileiros aparecem no Top 100 por conta do colombiano Jordan Barrera, do Botafogo, e do equatoriano Keny Arroyo, do Cruzeiro.
Segundo o levantamento do Observatório do Futebol CIES, que não levou em consideração as principais ligas, o melhor jovem do mundo é Givairo Read, que veste a camisa do Feyernoord. Atualmente, o atleta está avaliado em 40 milhões de euros. Além dele, o top-3 tem Geovany Quenda, do Sporting, e Caleb Yirenkyi, do FC Nordsjaelland, clube da Dinamarca.
Fonte: 90min


