Nesta terça-feira (29), o São Paulo inicia sua trajetória na Copa do Brasil 2025 em duelo contra o Náutico, às 21h30 (de Brasília), pela ida da 3ª fase da competição. O Tricolor busca o segundo título do torneio após ter parado nas quartas de final no ano passado, com derrota por 1 a 0 contra o Atlético-MG no Morumbis tendo sido determinante para a eliminação.
O São Paulo teve um início de ano conturbado, com o técnico Luis Zubeldía próximo de perder o cargo em diversas oportunidades, mas o argentino conseguiu reagir bem com duas vitórias nos últimos três jogos, acumulando oito jogos de invencibilidade. Por outro lado, o Náutico ocupa somente a 18ª posição da Série C, com um ponto em três jogos disputados, além de não possuir vaga assegurada para o mata-mata da Copa do Nordeste.
A partida entre São Paulo e Náutico será disputada no Morumbis, que deve receber pelo menos 30 mil torcedores nesta terça-feira, 29, com a expectativa de que o Tricolor encaminhe a classificação no jogo de ida.
No retrospecto total de somente 22 jogos disputados entre os dois clubes, o São Paulo tem enorme vantagem, com 14 vitórias, enquanto o Náutico venceu somente quatro duelos e outras quatro partidas terminaram empatadas. As equipes voltam a se enfrentar em jogos oficiais após 12 anos.
Últimos cinco jogos
4 vitórias do São Paulo
1 vitória do Náutico
Partida mais recente: São Paulo 3×0 Náutico, em 16 de outubro de 2013, pelo Brasileirão
São Paulo: EEVVE
Náutico: VVDED
V = vitória; E = empate; D = derrota
A grande expectativa da torcida do São Paulo consiste no retorno de Lucas, que deve entrar em campo por alguns minutos contra o Náutico, fazendo sua primeira aparição desde 10 de março. Contudo, o técnico Luis Zubeldía ainda terá os desfalques de Oscar (posterior da coxa esquerda), Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Arboleda (sobrecarga), Pablo Maia (tornozelo direito) e Calleri (ruptura no LCA do joelho esquerdo).
Apesar do confronto diante do São Paulo, o técnico Hélio dos Anjos optou pela escalação titular na derrota para o CSA por 2 a 1. As novidades consistiram no retorno do lateral-direito Marcos Ytalo e na estreia do atacante Kelvin, em partida que marcou a estreia do sistema tático 4-3-3. Em entrevista coletiva, o experiente treinador prometeu que o Náutico não ficará “acanhado” no Morumbis.
Com elenco consideravelmente superior e uma estabilidade no ambiente, o São Paulo deve conseguir um grande resultado no Morumbis para encaminhar sua classificação na 3ª fase somente com o jogo de ida.
Palpite: São Paulo 3×0 Náutico
Fonte: 90min


