spot_img
Quarta-feira, 31 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalChina aplicará tarifa de 55% sobre importações de carne do Brasil

    China aplicará tarifa de 55% sobre importações de carne do Brasil

    Publicado há

    spot_img

    A medida entra em vigor em 1º de janeiro, terá duração de três anos e será reduzida de forma gradual, diz Ministério do Comércio chinês

    O Ministério do Comércio da China anunciou nesta quarta-feira (31) que, a partir de 1º de janeiro, aplicará tarifas adicionais de 55% às importações de carne bovina de países como Brasil, Argentina, Uruguai ou Estados Unidos que excedam uma determinada quantidade.

    O preço da carne bovina na China tem apresentado uma tendência de queda nos últimos anos, devido ao excesso de oferta e à falta de demanda causada pela desaceleração da segunda maior economia mundial, segundo analistas.

    Simultaneamente, as importações dispararam, tornando o país um mercado de enorme importância para nações produtoras como as latino-americanas e a Austrália. Pesquisadores chineses concluíram que a compra de carne bovina estrangeira prejudicou a indústria nacional, detalhou o Ministério do Comércio em um comunicado ao justificar sua decisão.

    A investigação oficial abrangeu carne bovina fresca, congelada, com osso e desossada, segundo a mesma fonte, que afirmou que as tarifas adicionais serão aplicadas por três anos, até 31 de dezembro de 2028.

    O ministério descreveu estas taxações como “medidas de proteção” e afirmou que seriam gradualmente reduzidas. Pequim atribuiu cotas anuais aos países, que são ligeiramente ampliadas a cada 12 meses. A carne bovina enviada à China que exceder estas quantidades estará sujeita à tarifa de 55%.

    Em 2026, o Brasil terá uma cota de importação de 1,1 milhão de toneladas, enquanto a Argentina terá um limite de aproximadamente metade disso e o Uruguai, de 324.000 toneladas. A Austrália enfrenta uma cota de cerca de 200.000 toneladas e os Estados Unidos, de 164.000 toneladas.

    O ministério também informou que suspendeu parte de um acordo de livre comércio com a Austrália que abrangia a carne bovina. “A aplicação de salvaguardas à carne bovina importada visa ajudar temporariamente a indústria nacional a superar dificuldades, não restringir o comércio normal de carne”, disse um porta‑voz em uma declaração separada.

    *Com AFP 

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    4 jogadores indispensáveis para o Santos em 2026

  • Peixe viveu uma temporada dura em 2025, mas conseguiu escapar do rebaixamento
  • Israel anuncia que 37 organizações de ajuda humanitária serão proibidas de operar em Gaza a partir de 1º de janeiro

    ONU criticou decisão e pediu aos Estados que insistam com urgência para que o Estado judeu mude de rumo; União Europeia também alertou que a medida bloqueará a chegada de ajuda ‘vital’ aos habitantes

    Moraes nega visita de sogro a Bolsonaro durante internação em Brasília

    Ministro do STF citou regime excepcional de custódia e normas hospitalares ao rejeitar pedido da defesa

    Quando começa o Campeonato Gaúcho de 2026?

  • Competição ganha nova fórmula por conta do calendário
  • Relacionado

    Israel anuncia que 37 organizações de ajuda humanitária serão proibidas de operar em Gaza a partir de 1º de janeiro

    ONU criticou decisão e pediu aos Estados que insistam com urgência para que o Estado judeu mude de rumo; União Europeia também alertou que a medida bloqueará a chegada de ajuda ‘vital’ aos habitantes

    Rússia divulga detalhes sobre ataque à residência de Putin

    O Ministério da Defesa informou que a ação não causou vítimas nem danos no território russo

    Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA recuam em 16 mil e somam 199 mil na semana

    Segundo pesquisa divulgada pelo Departamento do Trabalho do país, o total de solicitações da semana anterior foi levemente revisado para cima, de 214 mil para 215 mil