O Vasco da Gama ainda não anunciou reforços para a temporada 2026, mas já definiu suas prioridades no mercado da bola. A equipe carioca participará de um torneio continental pelo segundo ano consecutivo e planeja ter um desempenho melhor em comparação com 2025. Assim, um dos objetivos é qualificação do plantel, que passará por uma reformulação, principalmente no sistema defensivo.
Na temporada passada, o Gigante da Colina teve um dos seus piores desempenhos defensivos, encerrando 2025 com 94 sofridos em 72 partidas disputadas. A situação ligou o sinal de alerta e a gestão trata como prioridade a contratação de reforços para o setor. Além disso, o clube se despedirá de alguns nomes da posição, como Maurício Lemos, que não teve vínculo renovado. Já Lucas Oliveira está muito perto de se transferir em definitivo para o Ceará. Ambos chegaram ao clube no primeiro semestre do ano passado, mas não tiveram bom desempenho.
Inclusive, o setor defensivo já havia passado por uma reformulação na segunda janela da temporada 2025. Na ocasião, o novo diretor contratado, Admar Lopes, buscou dois zagueiros na Europa: Carlos Cuesta e Robert Renan. Ambos chegaram por empréstimo e o clube usará os próximos meses para tentar a permanência em definitivo. No mesmo período, a diretoria negociou as saídas de João Victor, contestado pela torcida, e Luiz Gustavo, jovem que assinou em definitivo com o Bahia.
Carlos Cuesta tem vínculo válido apenas até 5 de janeiro deste ano, mas o Gigante da Colina pagará 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 9,7 milhões) ao Galatasaray, confirmando a extensão por mais um ano. A informação é do Globo Esporte. Após isso, a gestão deve exercer a opção de compra fixada em contrato.
Já Robert Renan pertence ao Zenit e tem contrato de empréstimo com o Vasco até junho de 2026. O jovem defensor foi um pedido de Fernando Diniz e conta com a confiança do treinador. Assim, a diretoria já trabalha nos bastidores para tentar a permanência do zagueiro, porém a situação ainda está indefinida.
Inicialmente, a diretoria busca um zagueiro para o lado esquerdo do campo. Entre os nomes mapeados está Alan Saldivia, que pertence ao Colo-Colo, do Chile. O defensor é um desejo antigo da gestão e é visto com bons olhos para compor o elenco. Além disso, é um dos jogadores que contam com o aval de Diniz. Todavia, até o momento, a negociação está em estágio inicial e o clube não formalizou propostas pelo uruguaio de 23 anos.
Fonte: 90min


