spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalAção dos EUA é covarde, criminosa e foi cruelmente planejada, acusa ministro...

    Ação dos EUA é covarde, criminosa e foi cruelmente planejada, acusa ministro de Maduro

    Publicado há

    spot_img

    Yván Gil também disse que a ofensiva violou a carta da ONU que diz que os países devem resolver suas divergências de maneira pacífica

    O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, avaliou que esse é um momento crucial na história da América Latina e que a agressão de Washington é “covarde e criminosa”, em comentários na reunião de ministros das Relações Exteriores no âmbito da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) neste domingo (4). “Quero denunciar um feito extremamente grave. O dia de ontem (sábado,3) ficará marcado como uma data obscura na história. O governo dos EUA infligiu de maneira aberta à paz da região”, disse, ao ressaltar que Maduro é “presidente constitucional” do país. “Se é contra um presidente, é contra a soberania de seu povo”, acrescentou.

    Para Gil, a ação não foi um “acidente”, mas sim um movimento “cruelmente planejado” e executado sem base no direito internacional. Ele também pondera que a ofensiva violou a carta da Organização das Nações Unidas (ONU) que diz que os países devem resolver suas divergências de maneira pacífica.

    Ele também enfatizou que os EUA atingiram a vida de civis que não haviam participado de violências, o que implica na violação de direitos humanos, especialmente no direito à vida e integridade.

    Gil disse que parte da gravidade da ação é porque ela havia sido advertida no ano passado. “A Venezuela alertou sobre a escalada militar perigosa no Caribe. Maduro disse que forças exteriores estavam pressionando a zona de paz latina”, afirmou.

    “As máscaras caíram definitivamente. Esse ataque não é só contra a Venezuela, é contra a América Latina e Caribe. Amanhã pode ser contra qualquer país que tentar exercer sua soberania”. O ministro disse que a Celac não pode “ter dúvidas” do que fazer diante da situação e que os países devem dar “um passo a frente”.

    *Com informações do Estadão Conteúdo

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Marinho diz que Bolsonaro está ‘tranquilo’ com chance de perder patente

    O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair...

    PRF recupera veículo furtado em SP durante fiscalização em Dourados

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, nesta quarta-feira (04/02/2026), um veículo com queixa de...

    Gerp: Lula e Flávio Bolsonaro empatam tecnicamente no 1º e no 2º turno

    Levantamento mostra petista com 39% das intenções de voto contra 35% do senador no 1º turno

    Democracia retrocede em EUA, Rússia e China, diz relatório

    Human Rights Watch divulgou relatório anual sobre Direitos Humanos

    Relacionado

    Democracia retrocede em EUA, Rússia e China, diz relatório

    Human Rights Watch divulgou relatório anual sobre Direitos Humanos

    Rússia diz que guerra continuará até que Ucrânia aceite os seus termos

    Exigências incluem controle total do Donbas, congelamento das frentes de combate e veto permanente à presença da OTAN na Ucrânia

    Trump pede aos americanos que virem a página do caso Epstein

    Apelo do presidente dos EUA acontece após nova divulgação de documentos sobre o escândalo, que provocou uma investigação contra o ex-embaixador do Reino Unido em Washington Peter Mandelson