spot_img
Domingo, 8 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalGoverno Trump lança site com versão própria sobre o 6 de Janeiro...

    Governo Trump lança site com versão própria sobre o 6 de Janeiro cinco anos depois

    Publicado há

    spot_img

    Casa Branca defende que o maior ataque à democracia dos Estados Unidos ocorreu de forma ‘pacífica’ e denuncia ‘suposta fraude’ nas eleições de 2020, nas quais Joe Biden foi eleito

    Nesta terça-feira (6), o governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, lançou um site por meio da Casa Branca com o propósito de celebrar os cinco anos do ataque ao Capitólio.

    A página considera que o maior ataque à democracia dos Estados Unidos foi realizado de forma “pacífica”, uma vez que não houve “evidências de rebelião armada ou de intenção de derrubar o governo” após as eleições de 2020, quando Joe Biden foi eleito.

    “Os democratas inverteram habilmente a realidade após o 6 de janeiro, rotulando manifestantes patrióticos pacíficos como ‘insurrecionistas’ e apresentando o episódio como uma tentativa de golpe violento orquestrada por Trump — apesar de não haver evidências de rebelião armada ou de intenção de derrubar o governo”, afirmou o texto.

    Segundo a página, o presidente Trump tomou “uma atitude decisiva ao conceder amplo perdão e comutações de pena para quase 1.600 réus processados pelo dia 6 de janeiro”. O governo dos EUA ainda defende veementemente que os envolvidos no ataque foram “acusados com excesso e usados como exemplos políticos”.

    Sem provas, o governo Trump alega os democratas foram os responsáveis por criarem uma “narrativa de manipulação e distorção” do ataque e por “promoverem a verdadeira insurreição ao certificar uma eleição marcada por denúncias de fraude”.

    “Depois que as forças de segurança esvaziam o Capitólio, o Congresso certificou os votos eleitorais de Joe Biden — votos de estados decisivos marcados, segundo alegações, por suposta fraude massiva com cédulas e mudanças sem precedentes nas regras eleitorais adotadas durante a pandemia, que contornaram as legislaturas estaduais”, declarou a página.

    Em 6 de janeiro de 2021, apoiadores de Trump se reuniram em Washington depois que o presidente os conclamou a protestar contra a certificação pelo Congresso da vitória de Joe Biden nas eleições de novembro de 2020.

    Milhares deles invadiram a área do Capitólio, sobrecarregando os policiais mobilizados e ferindo mais de 140 agentes. Quebraram janelas e portas, saquearam gabinetes e forçaram os legisladores a se esconder, enquanto a certificação foi interrompida por horas.

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Partido de Sanae Takaichi vence eleição no Japão com folga

    PLD garante supermaioria e agilidade para aprovar projetos no parlamento japonês.

    Fluminense conquista a Taça Guanabara 2026!

    Tricolor Carioca garante título com antecedência e Martinelli atinge marca histórica.

    Clássicos Estaduais Agitam o Brasil em Fevereiro: Resumo e Resultados

    Remo x Paysandu, Ceará x Fortaleza e Cruzeiro x América-MG foram destaques.

    Real Madrid vence Valencia e segue na cola do Barcelona em LaLiga

    Mesmo desfalcado, time merengue conquista vitória crucial fora de casa.

    Relacionado

    Partido de Sanae Takaichi vence eleição no Japão com folga

    PLD garante supermaioria e agilidade para aprovar projetos no parlamento japonês.

    António José Seguro vence eleição presidencial em Portugal

    Socialista moderado derrota líder de extrema-direita, André Ventura, no segundo turno.

    Opositor venezuelano Juan Pablo Guanipa é libertado após 8 meses

    Figura próxima a María Corina Machado, Guanipa foi preso em maio de 2025. Sua libertação ocorre em meio a solturas anunciadas pelo governo.