Ordem envolve 31 organizações das Nações Unidas e 35 entidades que não pertencem à ONU
O presidente Donald Trump assinou um decreto nesta quarta-feira (7) no qual ordena a retirada dos Estados Unidos de 66 organizações internacionais que “já não servem aos interesses” nacionais, anunciou a Casa Branca. A ordem envolve 31 organizações das Nações Unidas e 35 entidades que não pertencem à ONU, informou em um comunicado publicado no X, sem nomeá-las. Essa não é a primeira vez o republicano toma essa decisão. No início do seu segundo mandato, ele já tinha retirado Washington de várias entidades globais em seu segundo mandato.
Assim como aconteceu em seu primeiro mandato, Trump decidiu retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), à qual Washington havia retornado sob a presidência de Joe Biden.
Além disso, fechou as portas à Organização Mundial da Saúde (OMS).
A administração Trump também reduziu amplamente a ajuda americana no exterior, o que afetou os orçamentos de numerosas organizações da ONU que se viram obrigadas a reduzir suas atividades sobre o terreno, como o Alto Comissariado para os Refugiados (Acnur) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA).
Na tribuna da Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro, Donald Trump lançou um ataque frontal contra a ONU, que, segundo ele, está “muito longe de alcançar seu potencial”.
Não pertencentes à ONU
Pertencentes à ONU
*Com informações da AFP
Fonte: Jovem Pan News


