O Campeonato Gaúcho de 2026 já é uma realidade. A partir deste sábado, 11 de janeiro, a bola rola para mais uma edição do ‘Ruralito’, como é conhecido no Rio Grande do Sul. Por óbvio, Grêmio e
Internacional são os protagonistas da competição, e a tentativa de montar uma chamada seleção ideal com os jogadores que disputam o torneio passa, necessariamente, por uma mistura de atletas vermelhos e azuis. Foi levado em conta a história dos profissionais, o momento e, claro, quem são seus concorrentes. Abaixo, veja como ficou esta escalação.
Sim, teve um ano muito ruim em 2025. Com lesões e falhas importantes, chegou a ser fortemente questionado. Porém, é titular da seleção do Uruguai, estará na próxima Copa do Mundo e ganha esta vaga por conta de seu status.
Muito embora a idade avançada, ele sobra na posição. Une experiência, liderança e qualidade técnica para ser titular inquestionável do Grêmio desde que chegou ao clube.
Apostamos em uma retomada natural de carreira depois de grave lesão sofrida no Brasileirão 2025. É um zagueiro que joga com tranquilidade e imposição.
O veterano zagueiro demonstra em campo um espírito impressionante. Não se assusta com rivais, constantemente se destaca e, sim, pode contribuir para a retomada do Inter.
O 2025 do lateral-esquerdo tricolor foi bastante consistente, enquanto que o atleta colorado afundo dentro e fora das quatro linhas. Se o argentino mantivesse o nível de 2024, aí sim a vaga seria dele.
Grêmio e Internacional precisam de um primeiro volante para ser titular. Por isso, nesta posição vamos colocar Noriega. O peruano se destacou mais como zagueiro, mas Cuéllar e Thiago Maia não estão merecendo aparecer na seleção.
Aqui não há nem o que discutir. Arthur seria titular em qualquer seleção que se faça neste momento no país. É um jogador de outro patamar. Sem mais palavras para o momento…
Com a bola no pé, ele tem muita qualidade. Se por vezes deixa a desejar em momentos decisivos, ninguém pode negar que se trata de um atleta acima da média. Um armador de carteirinha.
A disputa com Carbonero é bem equilibrada, mas o crescimento do belga é notório, enquanto o colombiano tem comportamentos e atitudes questionáveis. OBS: com Tetê chegando, ele vira dono da vaga.
A torcida do Grêmio ainda viu pouco de seu meia-atacante, mas tem a expectativa de que ele possa fazer a diferença depois de uma pré-temporada em solo gaúcho. É jogador de Copa do Mundo.
Com números não se discute. Ele fez 12 gols 14 jogos vestindo a camisa do Grêmio. E isso fala por si só. Do outro lado, Rafael Borré parece viver uma crise técnica sem fim.
Fonte: 90min


