Depois de 25 anos de tratativas, a União Europeia deu o aval, nesta sexta-feira (9), para aprovação do acordo comercial entre os dois blocos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, celebrou a assinatura do acordo comercial entre União Europeia e o Mercosul. “Acordo histórico, não apenas pelo seu significado econômico, mas sobretudo pelo significado geopolítico”, escreveu o ministro em sua conta do X. “Uma nova avenida de cooperação se abre nesse momento conturbado, mostrando um novo caminho de pluralidade e oportunidade”, acrescentou.
Depois de 25 anos de tratativas, a União Europeia deu o aval, nesta sexta-feira (9), para aprovação do acordo comercial entre os dois blocos. A previsão de assinatura do acordo é no dia 17 de janeiro. A aprovação abre caminho para um dos maiores pactos de livre comércio do mundo, que envolve um mercado combinado de 718 milhões de pessoas e um PIB somado de US$ 22,4 trilhões, segundo o presidente.
Apesar do aval, ainda é necessário a aprovação do Parlamento Europeu para que o acordo realmente seja concretizado, assim como também é necessária a assinatura do Congresso do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Os países sul-americanos só devem assinar o acordo depois do aval dos europeus.
Fonte: Jovem Pan News


