Portuguesa-RJ e Botafogo medem forças nesta quinta-feira (15), às 19h (de Brasília), pela primeira rodada do Campeonato Carioca 2026. A Lusa já fez sua estreia na competição, pois o confronto diante do Flamengo, válido pela quinta rodada, foi antecipado devido à final da Supercopa do Brasil. Enquanto isso, o Glorioso fará o seu primeiro jogo na atual temporada, já sob o comando do técnico Martín Anselmi.
O confronto será disputado no Luso-Brasileiro. O estádio, que fica localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, passou por reforma recentemente e atualmente tem capacidade para aproximadamente 14 mil espectadores. Para a partida, o árbitro principal será Lucas Coelho Santos, e o VAR ficará sob o comando de Carlos Eduardo Nunes Braga.
A partida desta quinta-feira (15) entre Portuguesa-RJ e Botafogo, válida pela 1ª rodada do Cariocão 2026, terá transmissão exclusiva do Premiere (pay-per-view). A bola rola no Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, a partir das 19h (de Brasília).
Adversários ao longo da história no Campeonato Carioca, os times já se enfrentaram 76 vezes, e o Botafogo tem amplo domínio no confronto. O retrospecto geral contabiliza 56 vitórias do Glorioso, cinco triunfos da Portuguesa e 15 empates. Na última partida, válida pela edição passada do estadual, o Fogão venceu por 2 a 0.
Com o time reformulado e contando com retorno de ídolos conhecidos da torcida, a Portuguesa chega sem baixas confirmadas para o confronto diante do Botafogo. Assim, a tendência é que o técnico Alex Nascif mantenha a formação que entrou em campo na estreia da temporada 2026 diante do Flamengo.
O Botafogo iniciará 2026 com alguns nomes entregues ao departamento médico do clube, como Bastos e Kaio Pantaleão. O primeiro está em recuperação após procedimento cirúrgico no joelho esquerdo. Já o segundo sofreu rupturas no ligamento cruzado anterior, no ligamento colateral medial e no menisco medial do joelho esquerdo e só retornará no segundo semestre deste ano. Diferente dos principais rivais, o Glorioso deve ter praticamente força máxima na estreia, considerando os últimos treinos de Martín Anselmi.
Apesar de passar por uma reformulação após a temporada 2025, contando com saídas de nomes importantes, como Marlon Freitas, o Botafogo é favorito para o confronto. O Glorioso terá a estreia de um novo comandante e provavelmente entrará em campo com o que tem de melhor, subindo o nível técnico em comparação com o atual elenco da Portuguesa.
Palpite final: Portuguesa-RJ 1 x 2 Botafogo
Fonte: 90min


