spot_img
Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalAcordo sobre Groenlândia não questiona soberania da Dinamarca, garante primeira-ministra

    Acordo sobre Groenlândia não questiona soberania da Dinamarca, garante primeira-ministra

    Publicado há

    spot_img

    Donald Trump afirmou que chegou a um entendimento sobre o futuro do território dinamarquês nesta quarta-feira (21), e recuou da imposição de tarifas extras anunciadas contra países europeus

    A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, afirmou nesta quinta-feira que o acordo sobre a Groenlândia no qual os Estados Unidos trabalham com a Otan não discute a soberania da Dinamarca sobre esse território autônomo, conforme informado pelo secretário-geral da Aliança Atlântica, Mark Rutte.

    “A Otan conhece absolutamente a posição do Reino da Dinamarca. Podemos negociar sobre tudo o que é político: segurança, investimentos, economia. Mas não podemos negociar sobre nossa soberania. Fui informada de que este também não foi o caso. Naturalmente, apenas a Dinamarca e a Groenlândia podem tomar decisões em questões que concernem à Dinamarca e à Groenlândia”, declarou Frederiksen em comunicado.

    Frederiksen destacou que o governo dinamarquês coordenou sua atuação com o da Groenlândia durante todo o processo e manteve um “diálogo estreito” com a Otan, e que ela própria conversou com Rutte “tanto antes quanto depois de sua reunião com o presidente Donald Trump em Davos”.

    “A segurança no Ártico é um assunto de toda a Otan. Por isso é bom e natural que também seja discutida entre o secretário-geral da Aliança e o presidente dos Estados Unidos. O Reino da Dinamarca trabalha há muito tempo para que a Otan aumente seu compromisso no Ártico”, aponta a nota.

    A Dinamarca quer continuar mantendo um diálogo “construtivo” com seus aliados sobre como reforçar a segurança no Ártico, incluindo o sistema de defesa antimísseis ‘Cúpula Dourada’, “partindo do pressuposto de que isso ocorra com respeito pela nossa integridade territorial”, acrescentou a primeira-ministra dinamarquesa.

    Trump havia anunciado na véspera, no Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça), um acordo com a Otan sobre a ilha ártica “realmente fantástico”: “Temos tudo o que queríamos”.

    Em declarações aos jornalistas antes de deixar o Centro de Congressos de Davos, o presidente americano assegurou que se trata de “um acordo para a segurança nacional e internacional” e “a longo prazo”.

    Segundo o republicano, o texto deste acordo será tornado público em breve, visto que os detalhes ainda estão sendo trabalhados, embora tenha acrescentado que o processo está em fase avançada.

    Frederiksen tem viagem prevista para esta quinta-feira a Londres para se reunir com seu homólogo britânico, Keir Starmer, e seguirá depois para Bruxelas para participar da cúpula extraordinária de líderes da União Europeia sobre a questão da Groenlândia e dos Estados Unidos.

    *Com EFE

     

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    e-Título: Guia para Justificar seu Voto em MS

    Eleitor de MS, aprenda a usar o e-Título para justificar a ausência no dia da eleição. Evite multas e garanta seus direitos!

    Palmeiras goleia o Vitória e assume vice-liderança no Brasileirão 2026

    Verdão vence por 5 a 1 e emplaca a maior goleada do campeonato. Andreas Pereira se destaca com três assistências.

    Grêmio goleia Botafogo em jogo emocionante pelo Brasileirão

    Tricolor Gaúcho marca cinco gols e garante a vitória na Arena. Destaque para Carlos Vinícius e Tetê.

    Rodrigo de Castro assume União Brasil em MG e Pacheco pode se filiar

    Mudança facilita filiação do senador Rodrigo Pacheco. Aliança com Lula em Minas ganha força.

    Relacionado

    Homem é condenado à prisão perpétua por tentar matar Trump

    Ryan Routh tentou assassinar Donald Trump em 2024. O crime ocorreu em um campo de golfe na Flórida.

    Putin e Xi Discutem Cooperação e Críticas aos EUA em Videoconferência

    Líderes da Rússia e China reforçam laços econômicos e trocam avaliações sobre política global.

    EUA Retiram Agentes de Imigração Após Assassinatos em Minnesota

    Czar da fronteira anuncia a medida após protestos e indignação pública.