spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalTrump critica Otan e diz que EUA terão ‘acesso total’ sem pagar...

    Trump critica Otan e diz que EUA terão ‘acesso total’ sem pagar nada por Groenlândia

    Publicado há

    spot_img

    O presidente declarou que a Groenlândia terá papel importante no sistema de defesa Domo de Ouro

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender um papel ampliado dos EUA na Groenlândia, afirmando que o país pode ter “quantas bases quiserem” no território e que os americanos terão “todo o acesso militar necessário” na região, em meio a negociações com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre o controle do território semiautônomo dinamarquês.

    Em entrevista à Fox Business às margens do Fórum Econômico Mundial em Davos, o republicano afirmou que não terá que “pagar nada” e os EUA terão “acesso total” à Groenlândia, porque se trata de “segurança nacional e segurança internacional”. O presidente declarou que a Groenlândia terá papel importante no sistema de defesa Domo de Ouro. De acordo com Trump, se “os caras maus começarem a atirar”, os EUA “derrubam” os projéteis a partir dali, afirmou ele.

    Em outra frente, Trump voltou a criticar aliados europeus e a Otan. Segundo ele, a aliança “não tem feito nada por nós”, enquanto os EUA “fazem tudo por eles”. Trump disse ainda que os americanos “nunca realmente pediram nada” aos aliados, mas ressaltou que a relação “tem que ser de mão dupla”, acrescentando que ela tem sido muito mais favorável à Europa.

    No campo comercial, Trump advertiu que, “se não conseguirmos a decisão da Suprema Corte que queremos sobre tarifas, vamos fazer outra coisa”. Ele afirmou também que “provavelmente emitiremos dividendos se vencermos o caso das tarifas”. O presidente disse ainda que, se os europeus começarem a vender títulos dos EUA, “haverá grande retaliação”. Questionado sobre sua opinião quanto ao governo comprar participações em empresas, Trump disse que os EUA estão “em um livre mercado”.

    O republicano também afirmou que os EUA comprarão mais equipamento militar e, no campo fiscal, salientou que haverá “um orçamento”, mas ponderou que “ainda é cedo”. Ele disse ainda que sente que os democratas vão provocar outro shutdown, acrescentando que o governo está negociando planos de saúde e que gostaria de ver outro plano de reconciliação no Congresso.

    *Estadão Conteúdo

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Meio/Ideia: Flávio cresce e empata tecnicamente com Lula no 2º turno

    Lula tem 45,8% contra 41,1% de Flávio. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos

    A provável escalação do Barcelona contra o Mallorca por LaLiga 2025/26

  • Após avançar na Copa do Rei, Barcelona volta a defender a liderança do Campeonato Espanhol
  • Lei do licenciamento ambiental entra em vigor em meio a ações no STF

    Partidos políticos e entidades da sociedade civil questionam no Supremo a constitucionalidade de artigos da Lei Geral; texto de autoria da Câmara foi sancionado por Lula com vetos

    Marinho diz que Bolsonaro está ‘tranquilo’ com chance de perder patente

    O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair...

    Relacionado

    Democracia retrocede em EUA, Rússia e China, diz relatório

    Human Rights Watch divulgou relatório anual sobre Direitos Humanos

    Rússia diz que guerra continuará até que Ucrânia aceite os seus termos

    Exigências incluem controle total do Donbas, congelamento das frentes de combate e veto permanente à presença da OTAN na Ucrânia

    Trump pede aos americanos que virem a página do caso Epstein

    Apelo do presidente dos EUA acontece após nova divulgação de documentos sobre o escândalo, que provocou uma investigação contra o ex-embaixador do Reino Unido em Washington Peter Mandelson