spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalZelensky anuncia reunião trilateral entre Ucrânia, Rússia e EUA

    Zelensky anuncia reunião trilateral entre Ucrânia, Rússia e EUA

    Publicado há

    spot_img

    O anúncio ocorre após o chefe de Estado da Ucrânia ter se reunido por quase uma hora em Davos, nesta quinta-feira, com o presidente dos EUA, Donald Trump

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira no Fórum Econômico de Davos que a equipe negociadora de Kiev se reunirá, na sexta-feira e no sábado, com delegações dos Estados Unidos e da Rússia nos Emirados Árabes Unidos para avançar no caminho rumo a um fim negociado da guerra na Ucrânia.

    “Acredito que é o primeiro encontro trilateral nos Emirados Árabes Unidos, e será amanhã e depois de amanhã”, indicou Zelensky enquanto respondia a perguntas após seu discurso no encontro internacional realizado na cidade suíça de Davos.

    “Espero que os Emirados saibam disso. Às vezes temos essas surpresas do lado americano”, acrescentou o presidente ucraniano, dando a entender que esta inesperada iniciativa diplomática está sendo liderada por Washington.

    “Acho positivo que este encontro comece em um nível tático”, declarou Zelensky, completando que “os russos precisam estar prontos para encontrar compromissos, porque todo o mundo precisa estar pronto, não apenas a Ucrânia”.

    “É melhor ter reuniões do que não ter nenhum tipo de diálogo”, completou o presidente ucraniano sobre as conversas, lembrando que seu país, apesar dos esforços diplomáticos, continua sob bombardeios diários da Rússia contra civis e infraestruturas energéticas.

    Esses ataques obrigaram milhares de pessoas na Ucrânia a enfrentar, sem calefação, as temperaturas abaixo de zero deste inverno, que tem sido mais rigoroso do que o habitual.

    Sobre os planos para a reunião nos Emirados, Zelensky explicou que a equipe negociadora americana se reunirá primeiro com seus homólogos ucranianos e, em seguida, com a parte russa.

    O anúncio ocorre após o chefe de Estado da Ucrânia ter se reunido por quase uma hora em Davos, nesta quinta-feira, com o presidente dos EUA, Donald Trump.

    “Gostaríamos de terminar com esta guerra amanhã, mas, se ela continuar, a Rússia verá seu Exército reduzido e Putin terá que realizar uma nova mobilização”, finalizou Zelensky.

    *EFE

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Meio/Ideia: Flávio cresce e empata tecnicamente com Lula no 2º turno

    Lula tem 45,8% contra 41,1% de Flávio. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos

    A provável escalação do Barcelona contra o Mallorca por LaLiga 2025/26

  • Após avançar na Copa do Rei, Barcelona volta a defender a liderança do Campeonato Espanhol
  • Lei do licenciamento ambiental entra em vigor em meio a ações no STF

    Partidos políticos e entidades da sociedade civil questionam no Supremo a constitucionalidade de artigos da Lei Geral; texto de autoria da Câmara foi sancionado por Lula com vetos

    Marinho diz que Bolsonaro está ‘tranquilo’ com chance de perder patente

    O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair...

    Relacionado

    Democracia retrocede em EUA, Rússia e China, diz relatório

    Human Rights Watch divulgou relatório anual sobre Direitos Humanos

    Rússia diz que guerra continuará até que Ucrânia aceite os seus termos

    Exigências incluem controle total do Donbas, congelamento das frentes de combate e veto permanente à presença da OTAN na Ucrânia

    Trump pede aos americanos que virem a página do caso Epstein

    Apelo do presidente dos EUA acontece após nova divulgação de documentos sobre o escândalo, que provocou uma investigação contra o ex-embaixador do Reino Unido em Washington Peter Mandelson