spot_img
Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalQuem aceitou e quem recusou entrar no ‘Conselho de Paz’ de Trump

    Quem aceitou e quem recusou entrar no ‘Conselho de Paz’ de Trump

    Publicado há

    spot_img

    Convidado, Brasil está entre os países que ainda não responderam

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou nesta quinta-feira, 22, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o chamado ‘Conselho da Paz’. Mais de 20 países já aceitaram o convite do americano para fazer parte do grupo, enquanto cinco recusaram e dezesseis ainda não responderam. Segundo o presidente dos EUA, o objetivo do conselho será resolver conflitos globais – ele terá como foco inicial a Faixa de Gaza e deverá ampliar atuação para outras regiões do mundo.

    O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que alguns líderes nacionais indicaram que pretendem aderir, mas ainda precisam da aprovação de seus parlamentos, e o governo Trump disse ter recebido também consultas sobre a adesão de países que ainda não tinham sido convidados a participar. Durante o evento, Trump disse que o grupo reúne “líderes muito populares” e, em alguns casos, “nem tão populares assim”, comentário que provocou risos da plateia.

    Ele também afirmou já ter convidado o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para integrar o conselho, embora o Kremlin ainda não tenha confirmado se aceitou o convite. Putin afirmou que seu país ainda está consultando os “parceiros estratégicos” de Moscou antes de decidir se comprometer.

    A Noruega e a Suécia indicaram que não participarão, depois que a França também se recusou. Autoridades francesas enfatizaram que, embora apoiem o plano de paz para Gaza, temem que o conselho possa tentar substituir a ONU como principal fórum para a resolução de conflitos.

    O primeiro-ministro esloveno, Robert Golob, afirmou que “ainda não chegou a hora de aceitar o convite”, de acordo com a agência de notícias STA, sendo a principal preocupação o fato de o mandato do conselho ser muito amplo e poder prejudicar a ordem internacional baseada na Carta da ONU. Canadá, Ucrânia, China e o braço executivo da União Europeia ainda não se comprometeram.

    Na terça-feira, 20, o presidente dos Estados Unidos disse que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi convidado para o conselho, poderá ter um “grande papel” na entidade. Na ocasião, o governo brasileiro confirmou o convite, mas disse que Lula prefere avaliar as condições geopolíticas envolvendo o papel da entidade antes de tomar uma decisão.

    O papa Leão XIV também foi convidado a integrar o conselho. O anúncio foi feito na quarta-feira, 21, pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

    Veja a seguir as listas completas dos países que aceitaram integrar o conselho, dos que negaram e dos que ainda não responderam.

    Países que já aceitaram participar

    Países que ainda não responderam

    *Estadão Conteúdo

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Real Madrid Enfrenta Valencia em Busca da Liderança na La Liga

    Com desfalques, Real Madrid visita o Valencia para se manter na briga pelo título.

    Grêmio e Novo Hamburgo Decidem Vaga na Semifinal do Gauchão 2026

    Partida decisiva ocorre neste sábado (7) na Arena do Grêmio.

    Flamengo busca reação no Cariocão 2026 sob pressão

    Após resultados ruins, Rubro-Negro enfrenta o Sampaio Corrêa-RJ no Maracanã precisando vencer e combinar resultados para avançar.

    Mercado da Bola Agitado Após Fechamento da Janela na Europa

    Transferências e rumores dominam os bastidores do futebol mundial. Veja os destaques!

    Relacionado

    Troca de Prisioneiros: EUA, Ucrânia e Rússia Chegam a Acordo Histórico

    Após cinco meses, 314 prisioneiros serão trocados. Negociações ocorreram em Abu Dhabi.

    Tratado Nuclear EUA-Rússia Expira: Ameaça à Segurança Global Aumenta

    Acordo Novo START, crucial para o controle de armas nucleares, chega ao fim. Mundo teme escalada.

    Estado Islâmico Ameaça o Mundo: ONU Alerta para Crescimento e Uso de IA

    Grupo terrorista expande atuação globalmente, com foco na África e uso crescente de tecnologia.