António José Seguro, socialista moderado, venceu as eleições presidenciais em Portugal. Ele derrotou André Ventura, líder de extrema-direita. A vitória foi confirmada neste domingo (8), segundo pesquisas de boca de urna.
O papel do presidente é simbólico. No entanto, ele pode dissolver o Parlamento. Também pode convocar novas eleições em caso de crise.
Seguro, de 63 anos, obteve entre 67% e 73% dos votos. Ventura conquistou entre 27% e 33%. Seguro sucederá o conservador Marcelo Rebelo de Sousa.
Ventura consolidou sua posição. Seu partido, Chega, é a segunda força política do país. A campanha eleitoral foi afetada por tempestades. Elas forçaram o adiamento da votação em alguns distritos.
Seguro pediu aos portugueses que votassem. Ele alertou para o risco de abstenção. Ventura prometeu romper com os partidos tradicionais.
No primeiro turno, Seguro obteve 31,1% dos votos. Ele recebeu apoio de figuras políticas de diversos espectros. O primeiro-ministro Luís Montenegro não deu instruções de voto.
Para Ventura, a eleição consolida sua liderança. Seu partido se tornou a principal força de oposição após as eleições de 2025.
*Com AFP. Fonte: Jovem Pan News


