Juan Pablo Guanipa, importante opositor venezuelano, foi libertado. Ele estava preso há mais de oito meses. Ramón Guanipa, filho do opositor, confirmou a notícia neste domingo (8).
Guanipa é próximo de María Corina Machado e crítico do chavismo. “Meu pai foi libertado há poucos minutos”, anunciou Ramón Guanipa na rede social X. Ele celebrou o reencontro familiar após um longo período de separação.
“Hoje estamos saindo em liberdade”, disse Juan Pablo Guanipa. Ele prometeu falar sobre o futuro da Venezuela. María Corina Machado também comemorou a soltura de Guanipa, chamando-o de “herói”.
A libertação ocorre após anúncio de solturas pelo governo. Jorge Rodríguez, presidente do Parlamento, fez o anúncio há um mês. A medida veio após a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.
Desde 8 de janeiro, 391 presos políticos foram libertados. A informação é de uma coalizão opositora. A ONG Foro Penal contabiliza 383 solturas. O governo afirma que o processo começou em dezembro de 2025.
Guanipa foi detido em maio de 2025. A prisão ocorreu durante uma operação policial. O governo alegou um plano para “boicotar” eleições e realizar “atos terroristas”. Mais de 70 pessoas foram presas na ocasião.
A última aparição pública de Guanipa foi em janeiro de 2025. Ele acompanhou María Corina Machado em um protesto. Eles defendiam a vitória de Edmundo González Urrutia nas eleições de 2024. O resultado foi contestado pela oposição.
*Com EFE. Fonte: Jovem Pan News


