A renovação automática da CNH já beneficia muitos motoristas em MS. A Senatran realiza o procedimento. A CNH digital fica disponível no aplicativo CNH Digital.
Até 3 de fevereiro, 8 mil CNHs foram renovadas automaticamente. Cerca de 2,3 mil CNHs definitivas foram emitidas no estado. Os serviços digitais ampliam o processo de habilitação.
A Senatran usa informações dos condutores para a renovação automática. O Renach integra os sistemas estaduais. O Detran-MS não interfere na liberação.
O motorista que atende aos critérios tem a CNH renovada automaticamente. A versão digital é emitida. Consulte a situação no aplicativo CNH Digital.
Luiz Fernando Ferreira dos Santos orienta sobre o documento impresso. Ele é o diretor de Habilitação do Detran-MS. O Detran orienta sobre a solicitação da segunda via.
O motorista que deseja a CNH impressa deve solicitar a segunda via. É preciso pagar a taxa de impressão. Acesse “2ª Via CNH” no Meu Painel do Portal de Serviços Meu Detran.
A solicitação pode ser feita online ou presencialmente. A guia para a versão impressa custa R$ 202,91 (UFERMS FEV/2026).
O Detran-MS revisa as taxas da Lei Estadual nº 4.282/2012. Mudanças futuras podem ocorrer. O valor atual é para emissão do documento físico.
A renovação automática não vale para todos. Motoristas com 70+ anos não têm o benefício. CNH vencida há mais de 30 dias também impede a renovação. Redução da validade por saúde e infrações nos últimos 12 meses também.
É necessário estar no Registro Nacional Positivo de Condutores para ter acesso à renovação.


