O presidente Lula (PT) declarou nesta segunda-feira (9) que a cotação do dólar é instável. Ele disse que a variação “depende do humor do Trump”. A declaração ocorreu no Instituto Butantan. Lá, Lula oficializou um investimento de R$ 1,4 bilhão. O dinheiro será usado na infraestrutura de vacinação. O recurso também será usado na produção de insumos imunobiológicos. O dinheiro vem do Novo PAC.
Lula rebateu previsões negativas feitas em sua posse. Alguns previam descontrole da inflação e fiscal. “O dólar ia estourar”, disse Lula. Ele também afirmou que a inflação estaria fora de controle. Lula garantiu que o Brasil daria certo. “O que aconteceu foi a menor inflação acumulada em quatro anos”.
O presidente também destacou o lucro do setor produtivo e financeiro. “O sistema financeiro nunca ganhou tanto dinheiro”. Segundo Lula, empresários também estão lucrando muito. Ele defendeu o multilateralismo e parcerias. A cooperação com a China para produção de vacinas foi citada.
Lula enfatizou que a saúde pública não deve ter viés partidário. Ele celebrou o recorde de cirurgias eletivas no SUS. Foram 14,7 milhões de procedimentos neste ano. O investimento no Butantan foi destacado como prioridade para a saúde de todos. “Estamos ajudando 215 milhões de almas”, afirmou.


