O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) realiza nova operação nesta terça-feira (10) em MS. Moradores de Terenos foram surpreendidos pela ação policial. Ainda não há detalhes sobre os alvos. Equipes do Gaeco e Gecoc atuam também em Corguinho e Rio Negro.
A operação ocorre 20 dias após outras duas ações do Gaeco em Terenos. Em 21 de janeiro, as operações “Collusion” e “Simulatum” cumpriram 6 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão. Investigações apuram fraudes em contratos da Câmara e Prefeitura de Terenos.
O prefeito Henrique Wancura foi preso e está afastado há quatro meses. A “Collusion” apura crimes contra a administração pública, como fraudes em licitações. A “Simulatum” investiga fraudes em contratos de publicidade e som com a Câmara Municipal.
Em setembro, o Gaeco cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão, prendendo o prefeito Wancura. Ele está afastado e sob monitoramento. A investigação apura organização criminosa que fraudava licitações para beneficiar empresas. Pagamentos de propina também são investigados.
Provas obtidas em celulares apreendidos na Operação Velatus revelaram o esquema. A organização criminosa fraudava licitações e simulava competição legítima. Os contratos ultrapassaram R$ 15 milhões em um ano.


