A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei da UFEsporte. A nova universidade terá sede em Brasília. Ela focará na ciência do esporte.
O projeto, PL 6133/25, foi do governo federal. A proposta foi apresentada no fim do ano passado. O governo também quer criar a Universidade Federal Indígena (Unind).
O texto aprovado é do deputado Julio Cesar Ribeiro. Ele retirou termos como misoginia e racismo. O texto original abordava o enfrentamento dessas questões.
A proposta permite a criação de campi em outros estados. O estatuto da UFEsporte definirá sua estrutura. A universidade poderá usar formas alternativas de ingresso.
“O Brasil precisa de profissionais qualificados no esporte”, disse o relator. A UFEsporte receberá bens da União. Parte da receita de apostas esportivas poderá ser destinada à universidade.
O governo nomeará o reitor e vice-reitor temporários. Eles organizarão a universidade. Em 180 dias, o estatuto será enviado ao MEC.
“A oferta de cursos gratuitos é muito positiva”, afirmou Julio César Ribeiro. A instituição poderá realizar concurso público.
José Guimarães (PT-CE) vê a criação como uma demanda da sociedade. Esportistas pedem a existência da universidade há tempos.
Fonte: Agência Câmara de Notícias


