A Secretaria Estadual de Educação (SED) definiu suas metas para 2026. O objetivo é melhorar o aprendizado dos alunos em MS. A apresentação ocorreu durante a assinatura do contrato de gestão. O governador Eduardo Riedel recebeu o documento do secretário Hélio Daher.
O foco é a continuidade das reformas nas escolas estaduais. “Vamos continuar o programa de obras”, afirmou o secretário. Ele destacou o bom desempenho do estado na entrega de reformas. A SED quer diminuir a reprovação e investir em novos projetos. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá novidades.
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) também apresentou seus projetos. A prioridade é fortalecer o ensino superior público no interior. Projetos de inclusão social também estão previstos. O reitor Laércio Alves de Carvalho citou o programa “Universidade da Maturidade”. Ele atende pessoas com mais de 45 anos.
A universidade mantém o “UEMS Acolhe”, que auxilia imigrantes. O Pantanal Tech e o Pronera também foram mencionados. O fortalecimento da educação à distância é outra meta. Assim, a educação pública alcançará mais pessoas.


