O TSE decidiu, por unanimidade, manter o mandato do senador Jorge Seif. A decisão ocorreu nesta quinta-feira (12). Seif é ex-secretário da Pesca no governo Bolsonaro.
Os ministros acompanharam o voto do relator, Floriano de Azevedo Marques. Ele rejeitou a ação de cassação contra o senador. A votação do ministro Floriano ocorreu na terça-feira (10).
A Coligação Bora Trabalhar (PSD, Patriota e União Brasil) protocolou o recurso. Em 2023, o TRE-SC já havia rejeitado as acusações. A coligação alegava que Luciano Hang beneficiou a candidatura de Seif.
Segundo o processo, Hang ofereceu estrutura para viagens e transmissões. Ele também teria se envolvido pessoalmente na campanha. Os partidos também apontaram financiamento irregular na campanha.
O senador teria participado de uma feira promovida pelo sindicato de calçados. Além disso, usou um helicóptero cedido por Osni Cipriani. O relator votou contra a cassação, afirmando que as provas não eram suficientes.
“Ausente prova robusta, deve-se privilegiar o sufrágio popular”, disse o ministro. A defesa do senador alegou que não houve abuso de poder econômico. Também negou participação expressiva de Hang na campanha.
*Com informações da Agência Brasil. Fonte: Jovem Pan News


